Edição nº 1624 - 5 de fevereiro de 2020

PALESTRAS RECORDAM A VIDA DO SANTO
São Sebastião é celebrado pelas igrejas Cristã e Ortodoxa

A Real Associação da Beira Interior organizou, dia 20 de janeiro, na Biblioteca de Alcains, e dia 26 de janeiro, na Póvoa de Rio de Moinhos, uma palestra subordinada ao tema São Sebastião, que teve como orador convidado Florentino Beirão.
Nos dois encontros foi recordado que São Sebastião, o Santo Mártir, viveu no Século III (256-286), no tempo do Imperador de Roma Diocleciano, que organizou a terceira perseguição aos cristãos.
Foi também referido que Santo Ambrósio um dos Doutores da Igreja, foi o primeiro a referir-se ao Santo Mártir, que era soldado e que se alistou no exército Imperial de Roma, em 283, com objetivo de auxiliar os cristãos que eram torturados e perseguidos. São Sebastião chegou a ser capitão da Guarda Pretoriana.
Em 286 o Imperador Diocleciano começou a observar a conduta de São Sebastião, que eram contra as regras do Império de Roma, ou seja, o auxílio aos cristãos, pelo que o Santo Mártir foi torturado e acabou por morrer. Primeiro foi amarrado nu a uma árvore e recebeu setas, de seguida foi lançado para um rio, recebendo depois ajuda de Irene, mas acabou por morrer.
No Século IV com o Imperador Constantino, o cristianismo começou a ser religião oficial do Império de Roma, o santo começou a receber culto na Antiguidade e depois na Idade Média até finais do Século XV.
São Sebastião que é padroeiro de várias localidades de Portugal, também tem várias capelas espalhadas pelo continente e ilhas de Portugal, que foram construídas entre os séculos XV e XVII.
São Sebastião, era um santo que as pessoas recorriam para proteção contra a fome, peste e guerra. O Santo Mártir também é o padroeiro dos militares, arqueiros, pescadores, ourives… é um santo com projeção mundial, nacional e regional, como é o caso da Beira-Baixa. Por isso, as festas de Natal terminam com São Sebastião, em várias localidades como Lardosa, São Vicente da Beira, Louriçal do Campo, e há ainda o Bodo de Natal.
Na Póvoa de Rio de Moinhos existia uma grande devoção por São Sebastião, existiu uma festa na aldeia no mês de setembro e depois no mês de agosto.
São Sebastião, além de ser um santo com grande importância na Igreja Católica, celebrado a 20 de janeiro, é também um santo com grande importância na Igreja Ortodoxa, sendo celebrado a 18 de dezembro.

05/02/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
23/05
Violent Dancers e o Coletivo 127Fábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
24/05
Festival Alcains ConectaCasa do Povo de Alcains
tituloNoticia
24/05
Margem de ErroCasa do Povo de Alcains
25/05
CabeloCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
23/05 a 24/05
XVII FITUCBCastelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video