Fernando Dias, Oleiros
EB1 de Oleiros têm aula de Ciências ao vivo
Os alunos do 3º e do 4º ano da EB1 de Oleiros tiveram de uma aula de Ciências ao vivo.
A atividade, no âmbito do Projeto Experimental das Ciências, incluiu um percurso ao longo da Ribeira e Oleiros, desde a vila até à Pontinha. Aí, observaram um afluente da ribeira, no local exato da sua foz.
Ao longo do percurso, a pé, os alunos foram observando e tomando notas sobre o relevo, as plantas e os animais, os meios de transporte, as vias de comunicação, as atividades económicas e muito mais.
Foi enorme o interesse e a aplicação de todos, demonstrados pela quantidade de observações, de descobertas e de questões levantadas.
Tratou-se de uma atividade interdisciplinar. Para além das Ciências da Natureza, trabalhou-se como a Língua Portuguesa, a Geografia, a Cidadania, a História e até as expressões plástica e musical, esta ao longo de boa parte do percurso.
O ponto alto da tarde foi a colocação de barquinhos de cartão, madeira ou cortiça no leito do Ribeiro da Pontinha e da Ribeira de Oleiros. Os alunos deliraram com os seus barcos a navegar, levados pela corrente. Alguns deles, talvez por defeito de construção, naufragaram logo ali, mas até isto serviu de motivação. Os seus proprietários ficaram com vontade de construir outros e de os lançar noutra altura.
Cada barco levava uma mensagem escrita, havendo a expectativa de alguém encontrar alguma delas. Estes textos, escritos na escola, eram mensagens de amizade e apelavam aos eventuais leitores para contactarem a Escola de Oleiros.
Salienta-se a excelente participação dos alunos, o empenho das professoras Dina e Lídia e dos pais dos alunos que colaboraram na construção dos barcos. Sem o seu trabalho e talento, esta atividade não teria a mesma beleza.