PROGRAMA COMEÇA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
Património cultural e gastronomia são tema de várias iniciativas
Lendas, costumes, património cultural e gastronomia voltam a ser tema de várias iniciativas ao longo deste ano, no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural que tem como objetivo destacar o património material e imaterial existente no Concelho de Proença-a-Nova.
A primeira atividade realiza-se na próxima sexta-feira, 13 de março, tratando-se do Trilho das Bruxas e dos Lobisomens, integrado no 175º Passeio Pedestre, um passeio noturno numa sexta-feira 13 alusivo aos medos e às histórias fantásticas que ainda hoje se contam de geração em geração. Ao longo dos seis quilómetros que ligam Proença-a-Nova ao Vale d’Urso, os participantes encontrarão almas do outro Mundo, lobisomens e outras aparições do além, terminando na Associação Valdursense, com uma ceia temática.
O programa continua e no âmbito das Rotas das Visitas Guiadas e Encenadas estão previstas mais recriações históricas. A 3 de maio haverá a recriação da Lenda do Santo Lenho e da história de Pedro da Fonseca; a 6 de junho, em conjunto com o Atelier de Cultura e Gastronomia, serão recordadas as histórias dos ratinhos do Concelho a caminho do Alentejo e o ciclo do pão nas Cimadas; a 11 de julho será abordado o tema A ancestral relação do homem com os astros, no âmbito das Experiências (G)Astronómicas; a 18 de julho será recriada mais uma batalha da defesa da pátria contra os invasores nas Corgas; e a 20 de dezembro serão recordadas as tradições do Natal.
Na gastronomia estão ainda agendados os ateliers de peixe do rio a 4 de julho, no Festival de Peixe do Rio, em São Pedro do Esteval, de queijo a 12 de julho, de medronho a 6 de agosto e os segredos da tigelada a 1 de novembro, inserido na Feira da Tigelada e do Mel.
Pelo segundo ano consecutivo, o Festival das Artes da Beira Baixa percorrerá as praias fluviais e zonas de lazer do Concelho, estando a 16 de julho na Piscina da Pedra do Altar e a 23 na Piscina de São Pedro do Esteval, a 6 de agosto na Praia Fluvial de Alvito da Beira, a 13 na Praia Fluvial da Fróia, a 20 na Praia Fluvial da Cerejeira e a 27 na Praia Fluvial do Malhadal, terminando na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva a 3 de setembro.
Estas iniciativas fazem parte do terceiro ano do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), na qual está integrada o Município de Proença-a-Nova.