Edição nº 1634 - 15 de abril de 2020

António Tavares
Editorial

Esta segunda-feira, 13 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Imprensa. Uma data importante para o mundo da Comunicação Social, mas também para toda a humanidade, porque a Imprensa, desde que surgiu até à atualidade, apesar das dificuldades que enfrenta, sempre teve uma missão importantíssima, que é levar a informação a todos, da forma mais exata e clara possível.
Uma missão que neste desafio de enfrentar a pandemia de COVID-19 está a revelar, mais uma vez, a sua grande importância, porque manter a população informada é fundamental, para se saber aquilo que se defronta e não cometer erros.
Nesta missão a Imprensa é também o veículo para chegar à população numa perspetiva didática e, claro está, informativa, porque, nunca é demais relembrá-lo, a falta de informação ou a falsa informação, que tem uma presença significativa no mundo atual, são um verdadeiro perigo.
Por tudo isto a Imprensa é um bem, sendo que na sua vertente regional assume um papel ainda mais importante, porque, pela proximidade, é um meio para chegar a populações mais isoladas, como as do Interior do País.
Mas, não há que o esconder, nem como, a Imprensa, em geral, e a regional, em particular, já há algum tempo se confronta com graves dificuldades, que sofreram um agravamento com a pandemia que está aí.
Por isso, mais que nunca, são necessários apoios para manter a Imprensa, que é um também um garante da democracia. Uma questão para que inclusive o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já alertou. Mas, a verdade, é que, até agora, nada foi feito. Só há que esperar que quando se quiser fazer algo não seja tarde de demais e não haja já quem apoiar, para mal de todos.

15/04/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video