FAZER A PONTE COM AS GRANDES CADEIAS DE DISTRIBUIÇÃO
AEBB apoia produção e produtores locais
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), preocupada com o evoluir da situação originada pela pandemia de COVID-19, tem vindo a desenvolver esforços de promoção da produção local e do consumo, desenvolvendo iniciativas que sirvam de ponte entre oferta local e as cadeias de grande distribuição e grossistas, mas também com a comunidade em geral.
Nesta missão e numa perspetiva de auscultar o mercado local, a AEBB tem vindo a desenvolver uma série de contactos, numa primeira fase, com toda a grande distribuição presente na Região da Beira Baixa, lojas locais, com o objetivo de divulgar os produtores locais, incluindo aqui os que integram uma marca regional que a AEBB criou recentemente, no âmbito de um projeto financiado pelo Centro 2020, Portugal by Beira Baixa, deixando claro, que esta iniciativa poderia ser alargada a produtos fora da referida marca. Neste sentido foram já feitos contratos com associações de produtores, solicitando informação sobre potenciais produtores interessados
A AEBB realça que “o reconhecimento da iniciativa tem sido manifestamente positivo, já com desenvolvimentos por parte de um dos grupos da grande distribuição contactados, interessado na aquisição de produtos de charcutaria, com contactos já estabelecidos com dois produtores da zona do Pinhal”. No âmbito deste passo, Rafael Almeida, da Almeida & Filhos, Lda, uma empresa de produção de presuntos e enchidos tradicionais de Proença-a-Nova, realça que “já recebemos contacto por parte da Sonae, ao qual já respondemos e neste momento estamos a aguardar feedback. Só temos a agradecer à AEBB pois estas são as iniciativas que podem ter bastante retorno para os produtores e para os produtos da nossa região”.
O desenvolvimento desta dinâmica poderá vir a ser complementada, através de uma outra iniciativa, a plataforma Smartfarmer, criada por uma ONG de desenvolvimento, à qual a AEBB se associou na qualidade de dinamizador local e responsável pela hub territorial.
Numa perspetiva de facilitar o acesso ao mercado por parte dos pequenos e médios agricultores em condições justas, projetando maior visibilidade do produto, a Smartfarmer, baseia-se numa loja on-line de e-commerce, que funciona numa lógica de circuito curto agroalimentar, de proximidade dos consumidores e de sustentabilidade, em que a mais valia é a de ter associada redes locais, nacionais e internacionais já com alguma consistência no mercado agroalimentar.