Projetos educativos municipais animam tempos livres dos mais novos
Ao longo dos meses de junho e julho, os diversos projetos educativos da Câmara da Sertã retomaram as suas atividades e animaram os tempos livres dos mais novos, ainda que com alguns ajustes motivados pela pandemia de COVID-19. Assim, foram desenvolvidas atividades no âmbito das Férias a Brincar e do projeto Tempo de Acolher, nas vertentes pós-letiva e interrupção letiva. São projetos desenvolvidos no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família, que têm como objetivo contribuir ativamente para a promoção do desenvolvimento integral das crianças, tendo contado com a participação de 55 crianças.
O projeto Férias a Brincar abrange crianças da educação Pré-Escolar do Jardim de Infância da Sertã e do Jardim de Infância do Centro Escolar de Cernache do Bonjardim. No âmbito deste projeto, de 29 de junho a 24 de julho, decorreram diversas atividades essencialmente em espaço exterior, com idas às piscinas; a Rota dos Monumentos, com visitas ao Castelo da Sertã, Pelourinho, Ponte Filipina, Ponte Romana e Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, entre outros; passeios pedestres; corridas de triciclos e jogos de água. As crianças criaram os seus próprios tabuleiros de damas e aprenderam a jogar, fizeram bonecos em plasticina e com eles inventaram histórias, uma delas sobre o COVID-19 e fizeram a sua representação. Estas atividades registaram a participação de 32 crianças, divididas em três grupos.
O projeto Tempo de Acolher é direcionado para a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, contudo, dada a situação de pandemia, decorreu apenas para as crianças da Educação Pré-Escolar, por ter sido o único escalão de ensino que regressou às atividades presenciais. Tal como nas Férias a Brincar, as atividades em tempo de interrupção letiva foram desenvolvidas essencialmente em espaço exterior, permitindo a exploração do território envolvente, jogos tradicionais, danças variadas, entre outras atividades. As atividades realizadas no âmbito do Tempo de Acolher decorreram de 1 a 26 de junho, na Escola Básica do Cabeçudo, e registaram a participação de 15 crianças na vertente pós-letiva e oito crianças na vertente de interrupção letiva. Refira-se que, habitualmente, a maioria das crianças inscritas no Tempo de Acolher pertence ao 1º Ciclo do Ensino Básico, do qual a atividade letiva decorreu, em período de confinamento, em regime não presencial até ao final do ano letivo.
O presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, destaca a “importância deste tipo de atividades que possibilitam às crianças interagir com os seus pares. É importante para o seu desenvolvimento, proporcionando o desenvolvimento de competências que, de outro modo, seria mais difícil. As atividades realizadas permitiram promover tempo de qualidade e proporcionaram momentos felizes às crianças”. Com a realização destas atividades em contexto de pandemia, a Câmara pretendeu apoiar os pais que possuem atividade profissional e não tinham com quem deixar os filhos ou deixá-los em segurança, minimizando o impacto psicológico e social motivado pelos condicionamentos provocados pela pandemia de COVID-19 no quotidiano das crianças, das famílias e de toda a comunidade.