Armindo Jacinto mostra Idanha como “espaço de oportunidade”
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, foi convidado para participar no programa Decisão Nacional, da RTP Internacional.
Num debate dedicado às oportunidades no Interior do País, Idanha-a-Nova foi destacado como “um dos concelhos que já perceberam que o futuro passa pela criação de condições para captar novos residentes e investidores”.
A autarquia adianta que “a estratégia Recomeçar em Idanha, a aposta na agricultura biológica e os bons resultados alcançados nos fluxos migratórios foram temas abordados na mais recente edição deste programa, dia 13 de setembro”.
Armindo Jacinto apelou a um “desígnio nacional que olhe para os territórios de baixa densidade, caso de Idanha-a-Nova, como espaços de oportunidade para termos um país menos assimétrico e mais harmonioso no seu desenvolvimento”.
O autarca afirmou que “no sentido de inverter o processo de despovoamento da Região, que é generalizado a grande parte do País, envolvemos um conjunto de stakeholders do território e criámos a estratégia Recomeçar, assente em atividades, serviços, produtos e ofertas diferenciadoras”.
O investimento nas condições de qualidade de vida, desde a educação, habitação, apoios sociais e saúde; o estímulo à criação de riqueza e emprego; a valorização das indústrias criativas e da economia verde ajudam a explicar o destaque nacional e internacional de Idanha-a-Nova.
No programa conduzido semanalmente por Rosário Lira, o tema do teletrabalho, que tem adquirido maior relevância com a pandemia, também esteve em cima da mesa. Armindo Jacinto adiantou que a maior abertura das empresas ao trabalho à distância tem-se vindo a refletir, nos últimos meses, num interesse significativo de trabalhadores e investidores por Idanha-a-Nova.