Edição nº 1673 - 13 de janeiro de 2021

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RIBEIRO SANCHES, PENAMACOR
Projeto Filosofia para Crianças regressa para a terceira edição

A terceira edição do projeto Filosofia para Crianças e Jovens, este ano aplicado aos alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor, arrancou no primeiro período letivo.
Com os alunos do 1º Ciclo, desde o arranque do ano escolar, foram abordados temas como as emoções, na construção dos instrumentos de avaliação das sessões; o que é a Filosofia; a coruja, como símbolo da Filosofia; a Atitude Filosófica, explorando a curiosidade e o ato de perguntar/questionar; e a introdução aos valores ético, como, por exemplo, interajuda, cooperação, trabalho em equipa, partilha, amizade, empatia, entre outros.
De realçar que os temas da atitude filosófica e dos valores éticos foram abordados através da leitura e análise do conto infantil A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. Neste ciclo de ensino, procurou-se dar continuidade à metodologia de trabalho já introduzida nas edições anteriores, obtendo um equilíbrio entre a abordagem de conceitos filosóficos, a partir da introdução das histórias infantis e algumas tarefas que propiciam a concentração e o relaxamento.
Já com os alunos do 2º Ciclo, além de uma pequena abordagem aos temas trabalhados com os alunos do 1º Ciclo, explorou-se a contextualização cronológica da civilização grega, o berço da filosofia ocidental, e o Mito de Athena, com o objetivo de complementar matérias das unidades curriculares do 5º e 6º anoa. Nas turmas do 2º Ciclo, as primeiras sessões tiveram um caráter mais teórico, com o objetivo de esclarecer a origem da filosofia e o que é, sendo que, no futuro, as sessões assumirão um caráter mais prático e significativo para os alunos, pretendendo-se que estes problematizem a realidade em que vivem/vivemos, e que sejam eles próprios atores na procura das respostas.
Apesar da conjetura pandémica vivenciada, as sessões decorreram presencialmente com todas as turmas respeitando o distanciamento entre os alunos e a intransmissibilidade de material escolar com recurso ao kit individual da Filosofia, cedido pela Câmara de Penamacor no início do ano letivo a todos os alunos participantes.
Este projeto conta, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.
Recorde-se que o projeto Filosofia para Crianças tem como grandes finalidades a promoção do espírito crítico e da liberdade de pensar, aliadas ao desenvolvimento do raciocínio e das capacidades argumentativas, procurando a construção de uma comunidade de investigação, encontrada a comunhão de ideias entre os elementos de um grupo, em crianças entre os seis e os 10/11 anos. No 2º Ciclo, incentivando o pensamento individual e valorizando o esforço de pensar por si próprio e de defender as suas opiniões, procura-se, nas sessões, reservar o espaço/tempo para que cada participante possa expor as suas ideias e desenvolver os seus raciocínios acerca de um determinado tema.
Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce. O PIICIE é liderado pela CIMBB, em parceria com a Câmara de Penamacor, e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

13/01/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
25/05
CabeloCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video