Edição nº 1673 - 13 de janeiro de 2021

NO CONCELHO DE VILA VELHA DE RÓDÃO
Pontes metálicas da Linha da Beira Baixa recebem tratamento anticorrosivo

A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu a intervenção de tratamento anticorrosivo em várias pontes metálicas localizadas na Linha da Beira Baixa. A empreitada que teve um investimento de cerca de 850 mil euros, foi desenvolvida no âmbito do plano de manutenção de pontes da IP e teve como objetivo assegurar bons índices de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias.
Foram intervencionadas quatro pontes metálicas da Linha da Beira Baixa, todas localizadas no Concelho de Vila Velha de Ródão, tratando-se da Ponte da Foz de Figueira 2ª, Ponte da Abutreira, Ponte de Giestais e Ponte da Presa.
A IP realça que “atendendo à localização destas obras de arte, o desenvolvimento da empreitada constitui um enorme desafio, em particular no que aos aspetos logísticos diz respeito, uma vez que as pontes, localizadas entre taludes e o Rio Tejo, não dispõem de acessibilidades ou mesmo de áreas contíguas que permitam acondicionar equipamentos e materiais. Foi necessário a utilização de embarcações que permitiram assegurar acessibilidade às pontes através do rio e assim otimizar os tempos de trabalho. Não obstante as dificuldades assinaladas, a obra, com a duração de 180 dias, foi concluída antes do prazo contratual estabelecido, e decorreu sem comprometer a circulação regular de comboios, cumprindo igualmente com as exigências ambientais relacionadas com as medidas de proteção à dispersão de resíduos”.

Cinco estações da Linha
da Beira Baixa melhoradas
A Infraestruturas de Portugal (IP) está também a desenvolver um projeto de melhoria das condições de mobilidade e acesso para os utilizadores, em cinco estações ferroviárias da Linha da Beira Baixa, que são as de Barquinha, Santa Margarida, Tramagal, Alferrarede e Alvega-Ortiga.
O projeto que está a ser elaborado tem como objetivo a implementação das soluções técnicas mais adequadas, tendo em consideração a legislação em vigor, na melhoria das condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.
Complementarmente, serão ainda consideradas um conjunto de intervenções que permitirão melhorar o serviço prestado aos passageiros nestas estações.
Das intervenções previstas para a melhoria do nível de serviço prestado aos utilizadores destas estações destaca-se o alteamento das plataformas de passageiros de modo a facilitar aos passageiros a entrada e saída dos comboios; dotar os percursos pedonais, desde o exterior até às plataformas, das condições necessárias para garantir a plena acessibilidade; a instalação de pavimentos táteis para encaminhamento de pessoas com deficiência visual; adaptar, completar ou substituir integralmente a sinalética de orientação e encaminhamento dos passageiros; instalação de abrigos de passageiros nas plataformas; beneficiação geral dos sistemas e equipamentos de iluminação dos espaços; instalação de guardas nos topos das plataformas, bem como em todas as zonas em que seja necessário reforçar a proteção contra quedas; pintura exterior dos edifícios de passageiros e outras construções; requalificação dos espaços intermodais (largos das estações); instalação de novo mobiliário urbano, como bancos, papeleiras e porta horários.

13/01/2021
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video