Edição nº 1679 - 24 de fevereiro de 2021

CULTURA
BE denuncia que Museu está sem programação e direção desde 2015

Uma comitiva do Bloco de Esquerda (BE), composta pela deputada da Assembleia da República, Alexandra Vieira, e o deputado municipal em Castelo Branco, José Ribeiro, reuniu dia 15 de fevereiro, com o vice-presidente da Sociedade de Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Pedro Salvado, para falar sobre o estado atual do Museu.
No encontro foi recordada a história do Museu desde a sua fundação, em 1910, sendo realçado que “no dia 1 de setembro de 2015, após a assinatura do contrato interministerial de transferência de competência, a gestão do Museu foi transferida para o Município de Castelo Branco e assim passou a integrar a Rede de Museus e Equipamentos Culturais do Município de Castelo Branco”.
Isto com Alexandra Vieira a afirmar que “após esta situação, o Museu ficou sem quadros técnicos e sem direção. Hoje em dia, o Museu Francisco Tavares Proença Júnior continua sem direção, sem quadros técnicos e sem planos anuais e plurianuais de atividades. Não existem dados relativamente às visitas, tal como dados da caracterização destes visitantes”.
Acrescenta que “a Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior já mostrou o seu desagrado face a esta situação e está preocupada com o destino deste espaço cultural” e que a “a organização quer que sejam tomadas medidas, de modo a revitalizá-lo e dignificá-lo”.
Pedro Salvado refere que “a delegação de competências nesta área foi um presente envenenado” e acrescenta que “não há política cultural para o Interior, já que todos os museus têm de contar”. Para o representante da Sociedade de Amigos “não se pode deixar as questões patrimoniais ao livre arbítrio dos presidentes de Câmara”. 
Alexandra Vieira sublinhou que irá avançar com uma iniciativa legislativa na Assembleia da República sobre o assunto, “ainda não sabemos se em forma de pergunta ou de projeto de recomendação, mas é evidente que faltam recursos e falta programa para o Museu Francisco Tavares Proença Júnior”.
José Ribeiro levantou algumas questões relacionadas com a Comissão de Acompanhamento da transição das competências, com Pedro Salvado a responder que “as reuniões não são participadas e para a Comissão de Acompanhamento está tudo bem quando sabemos que não é assim”.

24/02/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video