Edição nº 1684 - 31 de março de 2021

Sofia Lourenço
AVALIANDO OS EFEITOS DE UM ANO DE CONFINAMENTO

Passado todo esse tempo de idas e vindas, conseguimos chegar a várias conclusões e consequentes sequelas físicas e psicológicas que o ser humano vem sofrendo. Falando de corpo, os benefícios da prática do exercício físico não é novidade para ninguém, pelo menos na teoria, desde manutenção do peso, bom funcionamento cardíaco e respiratório, reforço imunitário e equilíbrio emocional. Infelizmente a realidade vivida nestes últimos tempos tem gerado imensa desmotivação para manter a prática, isto porque alterarmos a nossa posição de conforto sempre foi e sempre será uma grande complicação para a maioria das pessoas. Inicialmente a novidade gerou alguma euforia e alterar a casa de cada um para “receber” a atividade física online era até a única forma de convívio, principalmente por se ter alguma certeza que seria por um curto espaço de tempo. A partir do momento que o prazo começou a se estender, o otimismo reduziu gradualmente e deu espaço para um vazio emocional para muitas pessoas.
Em contexto clínico, é possível descrever algumas das sequelas das mais variadas especialidades. Dermatites referentes a constante desinfeção pela utilização de álcool gel entre outros produtos, foi uma delas, esquecendo da necessidade da hidratação diária, que poderia ser simplesmente conseguida por uma gordura alimentar como o azeite ou o óleo de côco. Todo o funcionamento do aparelho digestivo, muito mais lento, resultante da baixa ingestão de água, do próprio sedentarismo físico que dificulta o trânsito intestinal e além disso o consumo de alimentos pouco saudáveis, de certa forma utilizado como um calmante, uma pizza, um hamburger, um bolo cheio de creme que no momento age como uma droga calmante mas que depois pesa, e como, na consciência e no corpo.
As enxaquecas frequentes, dificuldades na visão com sensação de areia nos olhos, que podemos associar à utilização constante de computador, telemóvel, televisão que, segundo vários estudos científicos apontam para um desequilíbrio da oxigenação cerebral, e a exacerbação do esforço visual.
Várias situações dolorosas no campo do aparelho músculo-esquelético, fruto de más posturas, causando lombalgias, cervicalgias, desgastes articulares. Desajustes no sono pela falta de rotinas de horários e muito expressivo desequilíbrio emocional, ansiedade e stress.
No fundo da questão, todas estas mazelas mencionadas estão intimamente interligadas afinal, o ser humano deve ser avaliado como um todo e tratar uma obstipação intestinal por exemplo, não é simplesmente tomar um laxante se não reavaliar a alimentação, a inclusão da prática do exercício, e disciplinar a sua rotina diária. A questão é “olhe para você!”, é o momento de reescrever a sua história e, de uma vez por todas, acertar as pontas soltas que nos últimos anos, pelo tempo caótico que vivíamos, não dava para tratar destes “detalhes” que agora, já sabemos que não são simples detalhes mas sim, imprescindíveis para a nossa qualidade de vida.
Esta não é de forma alguma a fórmula mágica e simples para que tudo fique maravilhoso de um dia para o outro porque o isolamento social, mudança imposta de hábitos, medo, depressão, dificuldades financeiras é uma realidade, mas se cada um de nós fizer a sua parte é muito mais fácil, não tenha dúvidas disso e, se não conseguir sozinho, procure ajuda.
Manter distantes, mas conectados, a família e os amigos SEMPRE serão os pilares do equilíbrio, não esquecendo que o pijama não é o melhor modelito para o dia, mexa-se, crie uma rotina e, naquele tempo mais adiante que vislumbramos com esperança, ainda vamos utilizar certas peripécias da nossa realidade atual como anedotas para reuniões saudáveis e felizes.
Um dia um autor desconhecido disse que ” o sorriso é a curva mais bonita do corpo de qualquer pessoa”, eu concordo com ele ... Não se esqueça disso.
Preparadora Física
Adultos, crianças e populações especiais
Formada em Acupuntura
Pós Graduada em Nutrição Funcional
Medicina Ortomolecular
Fitoterapia

31/03/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
12/07
Livro XI das Confissões de Santo AgostinhoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video