Edição nº 1685 - 7 de abril de 2021

Câmara de Penamacor apoia alunos em ensino presencial na escola de acolhimento

A Câmara de Penamacor, com o regresso do ensino à distância, no âmbito do contexto pandémico provocado pelo COVID-19, distribuiu 65 computadores portáteis aos alunos referenciados pelo Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) que não tinham essa ferramenta.
No entanto, o apoio prestado pela Câmara tem ido além desse contributo.
Desde o dia 9 de fevereiro, a Câmara, através do Gabinete de Ação Social e Educação, tem colaborado com o Agrupamento na concretização de auxílios a alunos em situação de risco ou perigo de abandono escolar, em que a sua vulnerabilidade possa ter sido aumentada em contexto de confinamento. Assim, foi garantida não só a atribuição de equipamentos informáticos, como também o transporte, a alimentação e o apoio pedagógico/socioeducativo aos alunos referenciados pelo Agrupamento e a frequentarem o ensino presencial na escola de acolhimento, sede do AERS.
De destacar que o nível do apoio socioeducativo, e numa lógica de educação inclusiva e estimulação de competências, tem sido realizado um conjunto de atividades diversificadas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) elaborado por esta autarquia, contando com a colaboração não só da equipa multidisciplinar de combate ao insucesso escolar como de parceiros externos que presencialmente têm dinamizado com os alunos dinâmicas nas áreas da expressão musical, expressão plástica e trabalhos manuais, reforço da Matemática, escrita criativa e terapia da fala/consciência fonológica.
A par destas atividades e igualmente no âmbito do PIICIE, têm sido dinamizadas as habituais rubricas educativas na Rádio Voz da Raia, ao longo das semanas, contando com a colaboração de alunos do Agrupamento. Recorde-se que, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 8-B/2021 de 21 de janeiro, que prevê no seu artigo 4.º que sempre que se constate a existência de alguma situação de risco ou perigo de alunos a frequentar o ensino público, as escolas em articulação com as entidades com competência em matéria de infância e juventude, comissões de proteção de crianças e jovens e equipas multidisciplinares de apoio técnico, organizam dinâmicas de acolhimento e de trabalho escolar, de modo a proporcionar às crianças e jovens as condições que permitam promover a sua segurança, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral, durante o período em que vigora o ensino à distância, desde dia 8 de fevereiro. Nesse sentido foi delegado às escolas providenciar os meios e as condições de segurança que permitam a frequência de atividades letivas e de reforço da aprendizagem em regime presencial em função do ano de escolaridade, para alunos em situação de risco ou perigo de abandono escolar, em que a sua vulnerabilidade possa ser aumentada em contexto de confinamento. Deste modo, tornou-se crucial implementar dinâmicas de apoio às famílias, crianças e jovens reforçando a cooperação e a colaboração entre vários agentes educativos da comunidade.
Entretanto já arrancou o Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo no Ensino Básico e a Creche e o Ensino Pré-escolar na Santa Casa da Misericórdia de Penamacor.

07/04/2021
 

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