Edição nº 1686 - 14 de abril de 2021

A PARTIR DE 15 DE ABRIL
Alma Azul assinala Dia Mundial do Livro

A Alma Azul, para assinalar o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, vai promover várias atividades, em regime de voluntariado e sem qualquer apoio institucional, que começam esta quinta-feira, 15 de abril, às 14 horas, nas esplanadas da Baixa de Coimbra, com uma Ponte Literária dedicada a Antero de Quental, o grande impulsionador de vários acontecimentos cívicos que marcam a história portuguesa do Século XIX.
A primeira, ficou na história da literatura portuguesa como a Questão Coimbrã. Uma polémica literária que teve início com a publicação do texto Bom Senso e Bom Gosto contra o conservadorismo da literatura da época, que envolveu muitos outros textos e autores, com destaque também para o de Camilo Castelo Branco, Vaidades Irritadas e Irritantes, na defesa do poeta José Feliciano de Castilho.
A participação cívica de Antero de Quental continuou com o projeto Conferências do Casino, proibidas rapidamente pelas autoridades, mas de onde sobrou a reflexão de Antero Quental, As Causas de Decadência dos Povos Peninsulares, uma das conferências que ainda hoje é um texto muito lido.
No Próximo domingo, 18 de abril, data de nascimento de Antero Quental, em Ponta Delgada, em 1842, a Alma Azul continua a Ponte Literária em Alcains com a apresentação, às 11 horas, na Ermida de Santa Apolónia, do livro Coimbra de Antero de Eça de Queirós. Uma pequena biografia de Antero de Quental, que o autor de Os Maias descreve como “Um Génio Que Era Um Santo”.
Coimbra de Antero em Alcains adotará a forma de uma conversa sobre a vida e a obra de Antero de Quental, a partir da leitura de fragmentos do texto de Eça de Queirós que a Alma Azul editou em 2009, na sua coleção Literatura Portátil, e que serviu para assinalar os 150 anos da chegada de Antero de Quental à Universidade de Coimbra, em 1859, cidade onde conheceu e conviveu com Eça de Queirós.
Do programa Mil Razões Para Ler Um Livro há a destacar um desafio aos leitores Alma Azul, para o envio de Frases da Revolução gravadas em murais, no período pós-revolução de 25 de Abril de 1974. Será uma proposta que terá o seu desenvolvimento nas redes sociais-digitais.
Entre os dias 15 e 25 de Abril realiza-se uma Feira do Livro On-Line, a partir de Alcains, que para além dos Livros Alma Azul, acolherá e enviará para todo o País livros das editoras Relógio d’Água, Assírio & Alvim, Livros de Bordo e Livros Cotovia, numa seleção e valorização de autores de referência da literatura universal, como Miguel de Cervantes, Gottfried Benn, Raduan Nas-sar, ou Wislawa Szymborska.

14/04/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video