Edição nº 1679 - 24 de fevereiro de 2021

Estratégia Local de Habitação tem investimento de 12,3 milhões de euros

A Câmara de Idanha-a-Nova acaba de apresentar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para o Concelho, com uma estimativa de investimento de 12,3 milhões de euros.
A ELH é composta por seis programas de acesso à habitação, disponíveis para toda a população, incluindo estudantes, cidadãos com carências financeiras, população idosa, famílias e população em geral.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realça que “a habitação é um fator essencial para as pessoas se sentirem bem a viver no Concelho de Idanha-a-Nova e um elemento de atração de novos residentes, a somar às nossas estratégias nas áreas da economia, da educação, da saúde, da segurança, da ação social, entre outras. É isso que temos vindo a fazer nos últimos anos e, felizmente, já conseguimos apoiar muitas famílias”.
Armindo Jacinto adianta que “a aprovação da Estratégia Local de Habitação, por parte do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), dá a Idanha as condições necessárias para garantir uma oferta habitacional adequada aos rendimentos das famílias, no sentido de aumentar a coesão social e a qualidade de vida no Concelho”.
O passo mais recente foi dado dia 12 de fevereiro, coma Câmara a celebrar um acordo de colaboração com o IHRU, no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, no valor de 2,4 milhões de euros.
O protocolo foi celebrado numa cerimónia on-line que juntou Armindo Jacinto e os secretários de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, e da Habitação, Marina Gonçalves.
Os governantes mostraram a sua satisfação pela assinatura do acordo com a Câmara de Idanha-a-Nova, que permitiu lançar a Estratégia Local de Habitação e encontrar mais e melhores soluções habitacionais.
Armindo Jacinto também aplaudiu o lançamento do programa 1º Direito, em articulação com o Governo, ao afirmar que “o 1º Direito é um dos seis programas que formam a Estratégia Local de Habitação do Concelho de Idanha-a-Nova, que vai mais além e abarca um investimento de 12,3 milhões euros, para uma oferta acessível na área da reabilitação, da construção, da aquisição e do arrendamento habitacional”.
A Estratégia Local de Habitação é constituída por seis programas, que abrangem todos os grupos sociais e estão sujeitos a candidatura, que são o Programa de Arrendamento e Reconstrução Acessível de Habitações, que tem como destinatários a população em geral, com a construção/aquisição/reabilitação de 200 imóveis; o Programa de Requalificação e Adaptação Funcional de Habitação, que tem como destinatários a população idosa/necessidades específicas, com 50 imóveis; o Programa de Apoio à Habitação para Estudantes do Ensino Superior, com aquisição de imóvel para reabilitação para Residência de Estudantes, para 311 estudantes; o Programa Integrado de Apoio, que tem como destinatários a população em situação de risco e de exclusão social, com a construção/reabilitação de 32 imóveis); o Programa de Apoio à Manutenção e Reabilitação de Habitação Própria, com apoio em obras de reabilitação/conservação); e o Gabinete de Apoio ao Munícipe, constituído por uma equipa especializada para disponibilização de informação sobre a Estratégia Local de Habitação e apoios disponíveis em habitaidanha@cm-idanhanova.pt.

24/02/2021
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video