António Tavares
Editorial
Sábado, 5 de junho, é assinalado o Dia Mundial do Ambiente. Por isso, com as condições climatéricas a dar uma ajuda, esta é uma oportunidade para partir à descoberta das preciosidades ambientais existentes no Distrito de Castelo Branco, que são muitas e nem sempre conhecidas. Para além disso, e como ainda continuamos a enfrentar a pandemia de COVID-19, esta é também uma excelente alternativa para passear com a família ou com os amigos, afastando-se das grandes aglomerações de pessoas, ao mesmo tempo que pode usufruir do ar puro.
Os locais que pode visitar são muitos, logo a começar por Castelo Branco, onde o Parque do Barrocal se destaca. Mas existem muitas mais opções, como, por exemplo, a Cascata da Água D’Alta e os Passadiços do Orvalho, no Concelho de Oleiros; Penha Garcia e os seus icnofósseis, no Concelho de Idanha-a-Nova; as tradicionais Portas de Ródão e o Rio Tejo, no Concelho de Vila Velha de Ródão; a Serra da Gardunha; a Reserva Natural da Serra da Malcata, a Serra da Estrela, que também merece ser conhecida quando está despida de neve, ou o Pinhal, que apesar do flagelo dos fogos florestais, continua a ser a maior mancha de pinheiro bravo da Europa.
Esta é, assim, uma lista de locais, muito incompleta, porque existem muitos mais nos 11 concelhos do Distrito, que pode descobrir ou redescobrir, sempre em contacto com o ambiente, com a mãe natureza, que tanto esquecemos do dia a dia, para nosso mal.