Edição nº 1694 - 9 de junho de 2021

PARTIDO SOCIALISTA
Ana Catarina Mendes avalia problemas locais

A presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS), Ana Catarina Mendes, acompanhada pelos deputados socialistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Hortense Martins, Joana Bento e Nuno Fazenda, realizou, na passada segunda-feira, 7 de junho, uma visita ao Distrito de Castelo Branco, no âmbito da preparação do debate do Estado da Nação.
Na capital de Distrito, depois de uma visita à Fábrica da Criatividade, a comitiva encontrou-se com o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, na casa do Arco do Bispo, onde o autarca deu a conhecer algum do trabalho desenvolvido, desde que tomou posse, em 2017.
Leopoldo Rodrigues centrou a sua atenção principalmente na Zona Histórica da cidade, começando por recordar que lhe foi “manifestado descontentamento pelos moradores”, sobre questões como “a segurança, a higienização e a iluminação pública, bem como o facto de algumas casas estarem em ruína iminente”. Perante isso garante que “ficamos preocupados e procuramos uma forma de responder a esse descontentamento”. Assim, continua, “iniciaram-se reuniões, e revela que “nas duas primeiras foram muitas as críticas, mas na terceira houve um processo de mudança. Um processo em que os moradores passaram a ser parte ativa na resolução dos problemas. Assim, além de queixas começaram a apresentar soluções”.
Ainda com o foco na Zona Histórica, Leopoldo Rodrigues realça que “tem equipamentos culturais, como o Centro Interpretativo do Bordado de Castelo Branco, o Arquivo Distrital, o Museu Cargaleiro e a Casa do Arco do Bispo”, mas não esconde a “degradação” que a afeta, para defender que “gostávamos de a ver cuidada”, exemplificando que “muitas das casas, que são públicas, deviam ser recuperadas, para a Zona Histórica ter a vida que teve noutros tempos”, o que pode ser alcançado “se se trouxer para aqui, por exemplo, para essas casas, estudantes”. E em relação à habitação defende igualmente a criação do “Gabinete de Apoio à Zona Histórica”, de modo a simplificar “o calvário que é fazer a requalificação de uma casa”.
Entre outros temas Leopoldo Rodrigues abordou também o facto de qualquer solução “estar muito condicionada pela demografia”.
Por seu lado, Ana Catarina Mendes começou por recordar que a visita surge no âmbito do plano de atividades do Grupo Parlamentar de percorrer todos os distritos do País, para ver o que a pandemia os afetou e o que é preciso fazer”.
Ana Catarina Mendes, com os olhos na cultura aponta para a importância da colocar “ao serviço do desenvolvimento social”, abordando também a relevância da “recuperação do património”, não esquecendo “as pessoas que são atraídas para estes espaços”, sendo que esta foi uma vertente que ganhou dimensão com a pandemia”.
Com atenção ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Ana Catarina Mendes aponta para “a recuperação de centros históricos e para a habitação com renda acessível, que podem atrair pessoas e fixá-las”.
E com a pandemia como pano de fundo falou “no investimento pra potenciar o desenvolvimento económico e social”.
António Tavares

09/06/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video