OBRA COORDENADA POR BENEDICTA DUQUE VIEIRA
Monografia da Póvoa de Rio de Moinhos tem segunda edição
A segunda edição da monografia da Póvoa de Rio de Moinhos, intitulada Póvoa de Rio de Moinhos – Ontem e Hoje – História e Memória, de Benedicta Duque Vieira, foi apresentada dia 10 de Junho, numa sessão realizada junto à Casa da Cultura da Póvoa de Rio de Moinhos, que contou com a presença do presidente da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, João Paulo Martinho; do presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves; e de Joaquim Candeias da Silva e Manuel José Carmo Ferreira.
João Paulo Martinho referiu que a obra foi pensada em 2006, sendo a sua primeira edição lançada em 2014, para acrescentar que “houve necessidade de fazer uma nova edição, pois foram encontrados alguns erros (gralhas) que deviam ser corrigidos” e, além disso, “também foi uma forma de prestar homenagem à falecida Benedicta Duque Vieira que coordenou esta obra”.
Joaquim Candeias da Silva elogiou a data escolhida para o lançamento da segunda edição da monografia, sendo o dia 10 de Junho, Dia de Portugal e avançou que “a obra é uma excelente monografia coordenada por Benedicta Duque Vieira, pessoa muito conhecida, muito dedicada à sua terra natal e à história, tendo nascido no dia 27 de outubro”.
Vítor Carvalho desde o início teve uma grande participação nesta monografia, sobretudo nesta segunda edição do livro, onde teve o cuidado de identificar os erros (gralhas). Nesta segunda edição surge uma nova colaboradora, Daniela Martinho, que escreveu um artigo sobre o seu pai, Alfredo do Nascimento Martinho. A obra tem a chancela da RVJ Editores.
Nesta nova edição, além do texto de Daniela Martinho, também há um texto de homenagem a Benedicta Duque Vieira.
Nesta segunda edição, como é adiantado, o executivo da União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, constituído por João Paulo Martinho, Célia Freire Cruz e Sérgio Silva, também teve um papel importante.
A monografia está devida em três partes, sendo destacado por Joaquim Candeias da Silva os cinco V referentes à monografia, “Volumosa, com cerca de 600 páginas; Valiosa, em relação aos colaboradores; Vaidosa, por ser uma das melhores monografias da região; Voluntariosa, por ser feita por pessoas que gostam da sua terra e que gostam desta aldeia; e Venha, que venha uma terceira edição, e que tal incluir também a aldeia de Caféde”.
Manuel José Carmo Ferreira, marido da homenageada Benedicta Duque Vieira, agradeceu ao presidente e executivo de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde, a Joaquim Candeias da Silva, ao presidente da Câmara de Castelo Branco e a Vítor Carvalho pela concretização da segunda edição deste livro, referindo, por outro lado, “o enorme empenho e dedicação, para a concretização deste trabalho, por parte de Benedicta Duque Vieira”.
José Augusto Alves destacou a importância da data escolhida para o lançamento do livro, bem como trabalho feito pela União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde.
Margarida Duque Vieira elogiou a dedicação nesta obra por parte da Benedicta Duque Vieira e de Vítor Carvalho, não perdendo a oportunidade de apontar para os melhoramentos que têm que ser feitos na aldeia.
A sessão contou ainda com um momento musical e uma nova homenagem a Benedicta Duque Vieira.