BEIRA BAIXA CULTURAL 2.0
Invasões Francesas na Beira Baixa percorrem municípios da CIMBB
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em colaboração com os diversos municípios e no âmbito do projeto Bera Baixa Cultural 2.0, apresenta, ao longo do mês de julho, o espetáculo de teatro itinerante Invasões Francesas na Beira Baixa.
A iniciativa contempla a criação de um espetáculo de teatro em cada um dos seis municípios que integram a CIMBB, ou seja, em Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Embora o projeto tenha partido de um guião único, o resultado final é a apresentação de seis peças de teatro distintas, adaptadas à realidade de cada concelho e que contam com a participação de pessoas e entidades diferentes.
Recorde-se que no âmbito desta iniciativa foi lançado um desafio às associações e comunidades locais para integrarem as produções artísticas deste projeto nos respetivos municípios, sendo adiantado que estas “corresponderam de forma positiva”.
Decorridos vários meses de ensaios, são agora apresentadas as peças teatrais que resultaram desta iniciativa, que pretende promover o intercâmbio e a itinerância dos públicos pelo conjunto dos seis municípios, motivados pela curiosidade e interesse em perceber a evolução que o projeto artístico registou em cada localidade onde será realizado.
Todos os espetáculos serão apresentados ao longo do mês de julho, gratuitos, mas condicionados à lotação dos vários locais onde decorrem.
O primeiro realiza-se no próximo sábado, 3 de julho, a partir das 21 horas, no auditório da Santa Casa da Misericórdia em Oleiros.
Além da apresentação pública, está prevista também a transmissão em direto dos espetáculos, através das redes sociais, garantindo-se, assim, que os conteúdos culturais produzidos possam chegar a diferentes públicos, numa estratégia de projeção da imagem da região e da sua capacidade de atração turística através da oferta de atividades culturais distintivas associadas à identidade, cultura e tradições únicas da região.
O segundo espetáculo realiza-se dia 10 de julho, a partir das 21 horas, em No Auditório Municipal de Proença-a-Nova, seguindo-se Idanha-a-Nova, dia 17 de julho, a partir das 21 horas, no Centro Cultural Raiano; Castelo Branco, dia 18 de julho, a partir das 22 horas, na Praça Manuel Cargaleiro; Penamacor, dia 23 de julho, a partir das 21 horas, no Pátio das Tílias, junto à Biblioteca Municipal; e Vila Velha de Ródão, dia 25 de julho, a partir das 21 horas, na Estação Arqueológica do Enxarrique.
Para além de Invasões Francesas na Beira Baixa, está prevista, para o segundo semestre deste ano, uma produção artística, a decorrer em moldes semelhantes, sobre a temática da Água.