Edição nº 1702 - 4 de agosto de 2021

A PARTIR DESTE MÊS
António Salvado enriquece obra com edição de novos livros

O poeta Albicastrense António Salvado, no decorrer deste mês e do próximo, vai enriquecer ainda mais o conjunto da sua obra, com a publicação de novos livros.
Assim, Se canto são as palavras é o título uma antologia do poemário de António Salvado, em horizonte temporal que vai da publicação do seu primeiro livro, A flor da noite, até aos livros há pouco editados.
Trata-se de uma antologia meticulosamente organizada por Paulo Samuel, que fez a seleção dos poemas de algumas dezenas de livros, que procedeu à revisão do texto, que prefaciou o volume e que organizou uma exaustiva e completíssima tábua bibliográfica relativa a toda a produção literária de António Salvado.
Destaque-se que a edição da antologia será enriquecida com um retrato de António Salvado, da autoria do pintor Emerenciano.
Igualmente editado será a obra O suave jugo. A expressão é retirada do Evangelho de S. João e o livro colige a maioria dos poemas de António Salvado de recorte religioso, muitos dos quais lidos nos Encuentros dos poetas y Dios, ocorridos durante ano em Toral de Los Gusmanes, em Léon, Espanha, e ainda outros poemas de temática variada, como a Virgem, o Natal, os Santos, entre outros.
A edição ficará a dever-se a um admirador de António Salvado, que, solicitando a este colaboração, conseguiu reunir, pela primeira vez, um apreciável conjunto de poemas religiosos da autoria do poeta Albicastrense.
Leituras várias com aragem de cidade é o título do álbum com poemas de António Salvado e desenhos de Carlos Matos, em texto ilustrado em que o conteúdo incide em desconhecidos aspetos do burgo Albicastrense, nos seus recantos, nas suas vivências.
Seguir-se-á a edição de A poesia de amor nos versos de António Salvado, que é uma antologia temática de arco temporal muito alargado, que vai do primeiro livro aos mais recentes.
Há ainda a juntar Malva, edição portuguesa de um pequeno livro editado há anos, em Espanha, e também ali esgotado, tradução para castelhano do poeta Português António Salvado e introdução do professor Alfredo Pérez Alencart. Texto corporizado em prosa poética, Malva evoca inesquecíveis momentos da infância do poeta, na sua casa, na Rua D’Ega, em castelo Branco.
Para edição está também a obra Palavras magoadas de D. Quixote para Dulcineia, um livro que reúne um conjunto de poemas inéditos de amor.
Por outro lado está a ser preparada a segunda edição, aumentada, de Sirgo II (quatro livros esgotados de poemas em prosa e poemas dispersos por outros livros esgotados).
António Tavares

04/08/2021
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
02/05
Obrigado senhor ZéTeatro Estúdio São Veiga, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video