AUTÁRQUICAS
Leopoldo Rodrigues apresenta projeto para recuperar Centro Histórico
O candidato do Partido Socialista à Câmara de Castelo Branco nas eleições Autárquicas de 26 de setembro, Leopoldo Rodrigues, apresentou o projeto global para um novo Centro Histórico de Castelo Branco.
O projeto tem como objetivo “a atração de 250 novas famílias e jovens; a criação de 500 postos de trabalho, a criação de 50 novas empresas, o apoio a 100 empreendedores jovens; a reabilitação de 250 habitações, a dinamização e apoio ao comércio e restauração e a criação de mais de 100 camas em hotelaria, de forma a atrair mais 20 mil turistas por ano para a cidade”.
Na apresentação, o urbanista António Ramalho, urbanista, afirmou que “estamos na joia da cidade, estamos no centro histórico da cidade. Fiquei surpreendido com a morte lenta do centro histórico da cidade. A cidade são as pessoas e por isso, mais do que na cidade objeto as políticas públicas devem atuar sobre a cidade vivida”.
Por seu lado, o candidato à Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Pires, afirmou que “este projeto existe e cresceu, porque alguém que vive, conhece, compreende e esteve próximo foi presidente da Junta de Freguesia e se apresenta como candidato à Câmara. O que é proposto aqui é fazer e trazer a novidade naquilo que é velho. Nós estamos a recuperar a memória, juntando ao que é tradicional a inovação. Este é um projeto que vai trazer a mudança, este é um projeto que não é importado é um projeto que nasce de dentro para fora. Castelo Branco para ser uma cidade multifuncional a sua memória histórica também tem de ser multifuncional, tem de ser multicultural e multisocial, tem que ter toda esta multiplicidade que Castelo Branco tem e não tem sido aproveitado. Castelo Branco tem a potencialidade, tem a vontade, a consciência, a competência e a equipa para realizar este projeto”.
Para Leopoldo Rodrigues “o novo Centro Histórico de Castelo Branco é um espaço multifuncional com emprego e empresas, reabilitado, com serviços públicos de excelência, novas acessibilidades, comércio, restauração e hotelaria de referência. Um local de afirmação da excelência dos produtos, dos sabores e das artes de Castelo Branco. Qualidade de vida única para quem já cá vive e para atrair novos residentes casais e jovens”.
Com os olhos na transformação e requalificação do Centro Histórico está definida “a implementação de escadas rolantes por lanços, de forma a facilitar o acesso ao Castelo; a criação de um hotel com 100 camas inspirado na traça do Hotel Turismo; a colocação de coberturas sombreadoras nas principais ruas comerciais, de forma a baixar a temperatura; a cobertura do espaço com Internet de grande capacidade, de forma gratuita; a criação de residências e ateliers para artistas; a criação de uma academia, para programadores; a implementação de um sistema de videovigilância, de forma a garantir a segurança de pessoas e bens e ainda a reabilitação e valorização da Igreja de Santo António e da Igreja de Santa Maria do Castelo”.