António Tavares
Editorial
Esta semana há a assinalar três dias importantes.
Assim, no próximo sábado, 20 de novembro, é assinalado o Dia dos Direitos Internacionais da Criança. Nunca sendo de mais parafrasear Fernando Pessoa, “Mas o melhor do Mundo são as crianças”, é mesmo necessário manter bem vivo que elas são o melhor do Mundo. E é preciso relembrar que todos os adultos já foram crianças, embora alguns deem sinais que o esqueceram ou ignoram, não mostrando qualquer vislumbre de empatia, o que é grave. Como também é grave que em muitos lugares as crianças, infelizmente, não possam ser aquilo que devem ser: crianças.
Já no próximo domingo, 21 de novembro, é comemorado o Dia Internacional da Televisão, o dia da caixa mágica que veio transformar o Mundo e que ainda continua a ter um papel importante. Na década de 20 do século passado a televisão deu os primeiros passos, mas a Portugal só chegou a 4 de setembro de 1956, com a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) a fazer as emissões especiais na Feira Popular, em Lisboa, e com a emissão regular a começar a 7 de março de 1957. Agora, passados 65 anos, os camais são muitos mais, diversificando a oferta.
Também no próximo domingo, é assinalado o Dia Internacional da Saudação. Um dia que pode ser aproveitado para saudar todos, mesmo quem não conhecemos, criando assim laços de afetividade, de humanidade, que tanto se perderam com a pandemia de COVID-19. Ato de saudar que ainda é uma prática comum nas terras do Interior, onde as coisas boas perduram e devem ser um exemplo a seguir.
Por isso: OLÁ, bom dia, boa tarde, ou boa noite, dependendo da hora a que esteja a ler estas linhas.