COM UM PREÇO BASE DE 1,8 MILHÕES DE EUROS
Concurso do projeto de execução do IC31 está aberto
A Infraestruturas de Portugal, adianta, em comunicado, que foi publicado esta segunda-feira, 6 de dezembro, em Diário da República, “o concurso para a desenvolvimento do projeto de execução da futura ligação rodoviária entre Castelo Branco e Monfortinho. Uma nova via que irá garantir maior rapidez e melhores condições de mobilidade e segurança nas ligações regionais, aproximando a Região Centro de Portugal a Espanha através da Fronteira de Ponte Segura”.
É também avançado que “este projeto integra o Plano Nacional de Investimentos - PNI2030, no âmbito do programa de melhoria das Ligações Transfronteiriças, potenciando o desenvolvimento da mobilidade transfronteiriça e a redução dos custos de contexto, tornando a fronteira um fator de união e não de divisão”.
Por outro lado a Infraestruturas de Portugal explica que “a criação do denominado IC31 - Castelo Branco/Monfortinho será constituído por dois troços distintos, assegurando-se um perfil transversal cuja largura da faixa de rodagem se mantém em toda a sua extensão”.
Um dos troços é o IC31- A23/Proença-a-Velha, “com cerca de 25 quilómetros de extensão, terá início na A23, perto do quilómetro 133, onde será construído um novo nó nas proximidades de Alcains, e finalizando na zona de articulação com o IC31/EN239 a Nascente de Proença-a-Velha. Por se tratar de um traçado caracterizado pela travessia de diversos núcleos urbanos e habitação dispersa, a solução a executar visa a criação de uma nova via alternativa que garante melhores condições de segurança rodoviária aos automobilistas, bem como, das populações locais que atualmente são fustigadas pelo atravessamento constante de veículos, com destaque para o tráfego pesado”.
O segundo troço é o IC31/EN239 - Proença-a-Velha Monfortinho (Fronteira de Ponte Segura), que “irá desenvolver-se desde o novo traçado do IC31/EN239, a Nascente de Proença-a-Velha, até à fronteira de Ponte Segura, em Monfortinho, numa extensão de 35 quilómetros. As intervenções a realizar têm por objetivo corrigir algumas zonas no traçado da EN239, aumentando os níveis de capacidade e segurança rodoviária desta via, o que será conseguido através de harmonização do perfil transversal tipo, preconizando a retificação pontual do traçado onde tecnicamente se justifique; construção de uma estrada variante ao aglomerado urbano de Medelim; criação de parques de estacionamento, em áreas confinantes com a estrada para permitir a paragem temporária de veículos e, simultaneamente, assegurar a desobstrução da via com condições de visibilidade; reforço e adequação da sinalização, assim dos equipamentos de guiamento, balizagem e demarcação, e colocação de novas passadeiras de peões; reabilitação dos abrigos para paragens de autocarro; complementar, reparar e limpar os sistemas de drenagem; substituir e completar as guardas de segurança e introduzir dispositivos de proteção a motociclistas; aplicação de guarda-corpos para a proteção de peões; trabalhos de integração paisagística, limpeza e revestimento de taludes”.