Proença tem Orçamento de quase 16 milhões de euros para 2022
O Orçamento e Plano de Atividades da Câmara de Proença-a-Nova para 2022 foram aprovados, por maioria, com seis abstenções, em Assembleia Municipal. Com um valor que ultrapassa os 15 milhões e 732 mil euros, os documentos dão prioridade ao investimento e à fixação de pessoas e de empresas.
O Parque Empresarial de Proença e a Zona de Acolhimento de Empresas de Vale Porco serão o centro das atenções, como destacou o presidente da Câmara, João Lobo, que salientou que a subida em relação ao orçamentado de 2021 se deve aos muitos projetos cofinanciados por fundos comunitários aprovados.
As despesas com pessoal aumentaram, frisou ainda o autarca, explicando que tal se deve ao aumento do salário mínimo nacional.
André março, do Partido Socialista (PS), destacou que o orçamento “está cada vez mais bem elaborado e mantém o equilíbrio financeiro”. Realçou que o município “tem como função criar condições para haver investimento privado, ou seja, promover o investimento”.
O deputado lembrou ainda que Proença é dos municípios da região onde o apoio na vertente industrial é mais significativo, frisando que as empresas instalam-se a custos razoáveis.
“É um orçamento dilatado, porque podemos concorrer a fundos comunitários, o que não acontece noutros municípios”, afirmou ainda, destacando que há rubricas importantes na vertente da educação, para favorecer a aprendizagem das crianças e jovens do Concelho.
“Estamos todos satisfeitos com o orçamento apresentado”, concluiu.
Paulo Marques