Alma Azul lança Lendas e Romarias da Beira - Narrativas com Identidade
A Alma Azul dinamiza, este mês, atividades nas bibliotecas Municipais de Lagos e Aveiro. Assim, no próximo domingo, 6 de fevereiro, estará na Biblioteca Municipal Júlio Dantas, em Lagos, para apresentar a sessão dedicada ao Padre António Vieira e Fernando Pessoa, Livres somos nós. Incluída no programa de aniversário da Biblioteca Municipal de Lagos, a conferência apresentará dois autores que inauguram linguagens e aprofundaram a Língua Portuguesa como espaço de liberdade.
No dia 13 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Aveiro, a Alma Azul apresentará o livro que recolhe os trabalhos vencedores do III Prémio Literário Pedro da Fonseca, criado pela Câmara de Proença-a-Nova.
A sessão contará com a presença de Nuno Sobral, autor de Um repasto póstumo, um dos textos publicados no livro. Recorde-se que o tema foi a gastronomia.
A sessão contará ainda com a divulgação do IV Prémio Literário Pedro da Fonseca, que se realiza este ano, com o tema A Resina.
Também em fevereiro, a Alma Azul publica o livro Lendas e Romarias da Beira - Narrativas com Identidade, com coordenação de Elsa Ligeiro.
A publicação inclui as lendas e romarias da Senhora de Mércoles (Castelo Branco), Santa Apolónia (Alcains), Santa Bárbara (Lousa), Senhora da Orada (São Vicente da Beira), Anjo da Guarda (Alpedrinha) e São Macário (Alcaide).
Este é o primeiro de dois volumes que pretende divulgar, através do trabalho de investigadores regionais, a origem e a dinâmica das lendas e das romarias da Beira.