COM A PARTICIPAÇÃO DE 30 ALUNOS
PNL comemora na Sertã o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta
O PNL2027 comemorou, dia 1 de fevereiro, na Casa da Cultura da Sertã o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, com o espetáculo Jogo de Cartas produzido pela ANDANTE Associação Artística. O espetáculo contou com a participação de cerca de 20 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas da Sertã, com guião e direção a cargo de Cristina Paiva e Fernando Ladeira.
Baseado em textos de Ana Pessoa, Mary John, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e noutras cartas de literatura, o espetáculo descobriu recados, bilhetinhos, poemas, cartas e SMS, pela voz dos alunos do AES e de Cristina Paiva (ANDANTE). No final do espetáculo, os alunos distribuíram cartas pela plateia e desafiaram o público a ler as missivas em voz alta.
O presidente da Câmara da Sertã, Carlos Alberto de Miranda, agradeceu ao PNL pela escolha da Sertã para celebrar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. O autarca referiu-se à Sertã como sendo a capital nacional da leitura, chamando a atenção para a realização da Maratona da Leitura no mês de julho e destacando o trabalho desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes. Carlos Miranda deu também uma palavra de agradecimento à ANDANTE pelo trabalho desenvolvido e pela colaboração com a Câmara da Sertã em diversas ocasiões, nomeadamente na Maratona de Leitura. O autarca elogiou os alunos e agradeceu o “fantástico trabalho” e “a forma apaixonada com que estiveram aqui em palco”, dando também uma palavra de reconhecimento aos professores que os acompanharam.
O autarca desejou que o espetáculo seja um “incentivo para que todos possam descobrir ou aprofundar a descoberta da leitura. A leitura é fundamental e ler é como andar de bicicleta, é uma aprendizagem e, depois, é fantástico quando nos dedicamos. (…) Nos tempos que correm, ler é um ato de resistência contra a pressa que nos impede de pensar, contra aqueles que nos querem obrigar a olhar o Mundo sem o ver realmente, sem pensar e sem refletir, de uma forma acrítica”. É uma forma de “resistência contra aqueles que vão destruindo a sociedade com as suas mentiras e que esperam que sejamos suficientemente ignorantes para acreditar nas mentiras que nos contam. Ler é um ato de resistência contra a estupidez!”.
Teresa Calçada, Comissária do PNL2027 mostrou-se bastante emocionada por “ver jovens a usar da palavra”, o seu objeto preferido no Mundo. “Ouvir aqui tantas palavras ditas, de tantas maneiras e de tantas vozes diferentes, é um momento de imensa comoção e razão para dar os parabéns a todos: à escola, ao município, aos alunos, às professoras bibliotecárias, à biblioteca municipal e à Associação Andante. (…) É a palavra que nos distingue como humanos, e é isso que temos que salvaguardar lendo e, enquanto lugar de liberdade, salvar aquilo que é específico do humano.”
José Carlos Fernandes, diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã, destacou os inúmeros benefícios da leitura e referiu que “o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta valoriza uma das mais nobres atividades da nossa vida. Agradeceu ao PNL a escolha da Sertã para a comemoração daquela efeméride, aos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã que participaram no Jogo de Cartas e que desde o primeiro dia demonstraram enorme entusiasmo e dedicação. Agradeceu também às professoras bibliotecárias do AES e à equipa da Biblioteca Municipal da Sertã. José Carlos Fernandes deu “uma nota de reconhecimento para o Município da Sertã, que através da Biblioteca Municipal, fez um grande esforço para que este momento cultural fosse uma realidade, os meus parabéns à autarquia.”
Cristina Paiva, da ANDANTE Associação Artística, referiu que “quando lemos em voz alta estamos a fazer parte de uma das mais antigas e importantes tradições do ser humano”. Agradeceu o empenho, dedicação e generosidade de todos quantos fizeram parte do espetáculo. Teceu elogios ao PNL pela escolha da defesa da leitura em voz alta como estratégia básica da promoção da leitura. Agradeceu o apoio do Município da Sertã, através da equipa da Biblioteca Municipal, assim como às professoras bibliotecárias, ao Agrupamento de Escolas da Sertã.