O STAND APRESENTOU UMA RÉPLICA DA TORRE DE VIGIA DA SERRA DAS TALHADAS
Câmara de Proença promove-se na BTL como território visitável durante todo o ano
Aumentar o período de estadia dos turistas no território, promover o calendário de eventos gastronómicos e desportivos e divulgar as novidades turísticas do Concelho de Proença-a-Nova, bem como os equipamentos que já são emblemáticos, foram os principais objetivos que levaram a Câmara de Proença-a-Nova a estar presente com um stand próprio na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realizou de 16 a 20 de março, em Lisboa. Na principal feira de turismo do País, foram deixadas muitas sementes para um expetável virar de página no setor do turismo, depois de dois anos de pandemia, sempre considerando a instabilidade provocada pelo conflito armado na Europa e as suas possíveis consequências neste setor.
O presidente da Câmara de Proença-a-nova, João Lobo, afirmou que “Portugal terá condições particulares de atratividade e 2022 poderá ser um virar de página que traduza o regresso a alguma normalidade a nível da pandemia. O Interior continuará a ser redescoberto pelo nosso mercado interno”.
Na sessão de Câmara realizada esta segunda-feira, 21 de março, João Lobo fez um balanço positivo quanto à participação no certame, destacando a parceria com o setor do alojamento, com a oferta de vouchers com descontos que foram entregues aos visitantes, adiantando que “é também por eles que nós pontuamos a nossa presença nestes eventos para promover muito do que é o esforço privado que é gerador de riqueza e promotor do emprego no Concelho”.
Da parte da autarquia fica a qualificação da oferta turística, de onde se destacam os recentes investimentos na requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e na Serra das Talhadas.
No stand de Proença-a-Nova, uma réplica da Torre de Vigia da autoria do arquiteto Siza Vieira destacava-se, sendo realçado que “a Torre de Vigia é já hoje um ex-libris que marca, de facto, a paisagem da Serra das Talhadas e do próprio Concelho”.
O Ano Municipal do Desporto e Aventura foi outros dos destaques na FIL, com várias entrevistas a serem transmitidas em direto, com convidados ligados a vários desportos, sem nunca perder “a monumentalidade que é a natureza e através dela sermos atrativos”.
Para João Lobo, os eventos gastronómicos são ainda uma forma de promover o território, considerando que a gastronomia é um importante ativo turístico, “uma marca identitária”, a par das pessoas e do seu bem receber. “Tudo motivos para nos visitar 365 dias por ano”.