EDUCAÇÃO
ETEPA promove conferência e formação com José Pacheco
“Não há problemas de aprendizagem. Há, sim, problemas de ensinagem”. A frase é de José Pacheco, professor e investigador, fundador do projeto educativo da Escola da Ponte e foi proferida como motivação para o debate, durante as iniciativas que orientou em Castelo Branco, a convite da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA), no âmbito da sua dinâmica atividade de interação com a comunidade regional.
A ETEPA realça, que “referência mundial da educação inclusiva e das correntes da Escola Moderna, José Pacheco trouxe, a um vasto público da nossa região, uma lufada de ar fresco quanto à necessidade de alterar princípios e práticas educativas, para que todos os alunos, sem exceção, possam alcançar o sucesso, quer enquanto aprendentes, quer enquanto futuros cidadãos, objetivo que se insere na missão da ETEPA”.
Para ouvir José Pacheco e participar nas atividades que propunha, mais de 400 assistentes, entre professores, de quase todos os agrupamentos de escolas dos concelhos da região, investigadores do Ensino Superior, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, pais e alunos, participaram, dia 15 de março, na conferência que proferiu, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, onde abordou o tema Novas construções sociais da educação. Já no dia 16 de março, cerca de 150 profissionais da educação assistiram, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a uma formação prática especializada.
A iniciativa, que teve como parceiros o Ensino Magazine, a Câmara de Castelo Branco e o IPDJ, constou de sessões com um diálogo constante entre o público e o orador, sendo que José Pacheco anunciou, em primeira mão, a realização de um projeto que desenvolverá no Interior do País, com vários agrupamentos de escolas, com o objetivo de combater a desertificação e promover o sucesso educativo total.
João Ruivo, diretor pedagógico da ETEPA, que com Sérgio Bento, presidente da ACICB - Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, e Patrícia Nunes, coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva da ETEPA, abriu a sessão, destacou a importância das duas atividades, para a promoção da inovação e da renovação pedagógica nas escolas.