NA HERDADE DO VALE FEITOSO E EM IDANHA-A-NOVA
Dia Mundial da Árvore celebrado
A Câmara de Idanha-a-Nova e o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO organizaram, dia 21 de março, uma ação de celebração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que decorreu na Herdade do Vale Feitoso, em Penha Garcia, e contou com a participação dos alunos da turma dos 3.º e 4.º anos da EB1 de Monsanto, dos alunos da EB1 de Penha Garcia e do jardim de infância de Penha Garcia.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, acompanhou a atividade, que foi dinamizada com a colaboração do administrador executivo da Herdade do Vale Feitoso, Ricardo Estrela.
Apesar do dia chuvoso, os alunos procederam à plantação de árvores folhosas nativas, como carvalhos e freixos, junto à entrada da Herdade, num local de fácil acesso, onde poderão acompanhar o crescimento das árvores, cuidarem delas e visitá-las sempre que queiram.
A parte teórica da atividade decorreu nas instalações da Herdade, onde foi feita uma introdução sobre a mesma e as suas atividades, as principais espécies de árvores que contém, outras plantas e os animais que lá habitam. Houve tempo ainda para um lanche oferecido pela Herdade, recentemente adquirida pela empresa espanhola Vestein.
O dia ficará ainda registado na memória de todos os alunos e professoras, já que receberam um diploma de Guardiões da Natureza, uma vez que a partir deste Dia da Árvore todos foram desafiados a serem os cuidadores das árvores que plantaram na Herdade.
A iniciativa enquadrou-se na ação Pensar Fora da Caixa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE - 2ª fase), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
De tarde, na Escola EB2,3/S José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, foi hasteada a Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas, relativa ao ano letivo 2020/2021. No momento, participaram o diretor do Agrupamento de Escolas, o presidente e a vice-presidente da Câmara, a professora coordenadora e a técnica municipal interlocutora do Eco-Escolas, várias professoras e alunos que participam no programa.
Este galardão é atribuído pela Associação Bandeira Azul Europa às escolas que desenvolvem ações de educação ambiental para a sustentabilidade, envolvendo a comunidade escolar. Na dinamização das atividades o Agrupamento contou com diversas entidades parceiras, tais como a Câmara de Idanha-a-Nova, o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, a Quercus, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, entre outras.
Devido à chuva ficaram adiadas outras ações de plantação de árvores e de interpretação da Natureza destinadas a alunos do Agrupamento, que estavam previstas decorrer também nessa tarde.