Edição nº 1736 - 6 de abril de 2022

NO PRÓXIMO DOMINGO
Música antiga regressa à Sé com Concerto de Páscoa

A Sé de Castelo Branco é palco, no próximo domingo, dia 10 de abril, a partir das 15h30, de um Concerto de Páscoa, dinamizado em conjunto pela Câ-mara de Castelo Branco, a Paróquia de São Miguel da Sé e a Música Antiga Associação Cultural (MAAC).
A atividade foi apresentada na Câmara de Castelo Branco, com o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, a realçar que “Castelo Branco é um território amigo da música antiga”, não deixando de destacar, também, a importância da música antiga para a dinâmica do Concelho”.
Por seu lado, o presidente da MAAC, o maestro João Janeiro, que também é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco, explicou que o “concerto Barroco Atlântico surge no contexto da Temporada Portugal França 2022”, bem como que “os concertos de Páscoa começaram com o apoio da Câmara, em 2015 e 2016 e continuaram”, sendo que, este ano, será executada a Missa em Fá Maior para solistas, coro e orquestra, de Francisco António de Almeida. Uma missa que “trabalhei, transcrevi e apresentei pela primeira vez em 2012”, sendo que no Concerto de Páscoa na Sé de Castelo Branco a obra será executada pelo Flores da Mvsica & Ensemble Stadivaria, o soprano alto Jone Martínez; o alto solo Léopold Laforge; e os concertinos Daniel Cuiller e Lorenzo Collitto, sob a direção de João Janeiro.
O maestro revelou ainda que “a obra começa com orquestra, coro e solistas, para terminar com quatro cantores e órgão”, em decrescendo, e salientou que Francisco António de Almeida “é o mais importante compositor Português da primeira metade do Século XVIII”.
João Janeiro acrescentou ainda que o Concerto de Pascoa terá uma vertente solidária, ao deixar o convite “às pessoas para levarem géneros, para suprir necessidades de natureza social”.
Já o pároco de São Miguel da Sé, Nuno Folgado, frisou que “esta parceria é distinta, porque o que se apresenta está dentro da Sé no seu habitat natural. Tem ali outra graça, tem ali outra verdade”, porque tem por palco “um espaço antigo, da época”.
António Tavares

06/04/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video