Edição nº 1736 - 6 de abril de 2022

JUNTA DE FREGUESIA DE CASTELO BRANCO
Orçamento participativo dedicado aos jovens e com atenção ao ambiente

A Junta de Freguesia de Castelo Branco assinou, na passada quinta-feira, 31 de março, um protocolo com os três agrupamentos de escolas da cidade, no qual, entre outras ações comuns, se estabelece o Orçamento Participativo Jovem para o ano letivo 2022/2023.
O presidente da Junta, José Dias Pires, referiu que o Orçamento Participativo, “este ano, é virado para a participação dos jovens” e adiantou que “terá preocupações ambientais”.
José Dias Pires destacou também que “tenho a certeza absoluta que vão parecer projetos interessantíssimos” e revelou que para além do Orçamento Participativo Jovem está igualmente definida a instituição dos prémios de mérito atleta e artista, cada um no valor de 250 euros, bem como em parceria com o Tramédia será criado o programa Onda Jovem, que será transmitido na Rádio Castelo Branco.
A diretora do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (AEAL), Laurinda Sanches, considera que “é uma mais valia dar a oportunidade a cada agrupamento de ter o seu projeto”, não deixando de sublinhar que “as preocupações ambientais são uma realidade cada vez maior”.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva (AEAF), Luís Santos, esta iniciativa “é de louvar”, referindo que “poder destacar um projeto em cada agrupamento é significativo”.
Luís Santos valorizou ainda o facto do Orçamento Participativo Jovem “dar visibilidade ao que são as preocupações dos alunos com o ambiente”.
Por seu lado, o diretor do Agrupamento de Escola Nuno Álvares (AENA), António Carvalho, referiu que “os nossos jovens muitas vezes são desafiados a ter ideias, São cada vez mais empreendedores. Têm vontade de concretizar as ideias, mas muitas vezes não existem os meios”, pelo que considera este Orçamento Participativo Jovem importante, “porque, assim, haverá um apoio”.
O Orçamento Participativo Jovem assenta na consulta direta aos alunos dos agrupamentos de escolas da Freguesia de Castelo Branco, convidando-os a apresentarem projetos de intervenção na área ambiental, sendo que nos agrupamentos de escolas Nuno Álvares e Amato Lusitano é dirigido aos alunos do 10º ano, e no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva é dirigido aos alunos do 8º ano.
Numa primeira fase serão eleitos pela comunidade escolar, um projeto por turma e três projetos por agrupamento.
Os nove projetos selecionados na primeira fase serão ratificados pela Comissão de Viabilidade Técnica constituída em cada agrupamento e composta por três membros, dois indicados pelo agrupamento e um indicado pelo executivo da Junta de Freguesia, que preside.
De seguida os nove projetos selecionados serão apresentados numa sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia, que elegerá o melhor projeto de cada agrupamento a apoiar pela Freguesia de Castelo Branco.
Cada um dos três projetos vencedores terá uma dotação de três mil euros e serão implementados entre o último trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023.
António Tavares

06/04/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video