Tradições pascais regressam ao Forum Cultural
A Câmara de Idanha-a-Nova promove, na próxima sexta-feira e sábado, 8 e 9 de abril, o 7.º Curso Livre sobre Religiosidade Popular que inclui, sábado, o 13.º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais de Idanha-a-Nova.
Os eventos regressam ao Forum Cultural de Idanha-a-Nova após dois anos de interregno devido à pandemia de COVID-19, com um programa cultural de valorização das celebrações do Ciclo Pascal.
O 7.º Curso Livre sobre Religiosidade Popular decorre na próxima sexta-feira, 8 de abril, a partir das 16 hras, e sábado, 9 de abril, das 10 às 21 horas, com palestras em torno das Mudanças e Continuidades no Séc. XXI, exposição de artes decorativas, noites culturais e a observação in loco de rituais que ainda perduram.
A sessão de abertura é sexta-feira, 8 de abril, às 16 horas, no Forum Cultural. Dá início a uma iniciativa ímpar na agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha, um território que mantém um ciclo de cerca de 300 tradições quaresmais e pascais ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Do-mingo de Pentecostes.
Os investigadores António Silveira Catana, Carlos Dias Madaleno, Donizetti Rodrigues e Antonieta Garcia; Manuel Rocha, antigo diretor do Conservatório de Música de Coimbra; Frei Fernando Ventura, intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Fé; e Salete Crespo, artista de artes decorativas, são alguns dos participantes no evento.
Sábado, 9 de abril, o programa decorre ao longo de todo o dia e culmina com o 13.º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais.
A partir das 21 horas, o Forum Cultural recebe os grupos de Encomendação das Almas de Vergão (Proença-a-Nova), Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova) e Silvares (Fundão). A noite termina com um concerto de Gil Duarte e Raquel Maria.
As inscrições no 7.º Curso Livre sobre Religiosidade Popular estão limitadas a 20 participantes. Podem ser feitas até esta quarta-feria, 6 de abril, no Forum Cultural de Idanha-a-Nova, presencialmente, através do telefone 277208029 ou do endereço eletrónico [email protected].