Edição nº 1738 - 20 de abril de 2022

DA AUTORIA DE ANTÓNIO DOS SANTOS FERREIRA
Livro retrata vida e obra de António Salvado

A Edições Afrontamento, do Porto, vai em breve lançar no mercado o livro António Salvado – Sépalas da claridade de um poeta global, da autoria de António dos Santos Ferreira, professor catedrático da Universidade da Beira Interior (UBI), da Covilhã, e autor de dezenas de publicações relativas a várias facetas das Ciências Humanas.
Segundo a Gazeta do Interior apurou, o livro sobre o poeta Albicastrense será apresentado em Castelo Branco, no mês de junho, com a sessão a contar com comentários de Paulo Samuel.
O livro de 327 páginas, o primeiro a traçar um perfil muito completo de António Salvado, como pessoa e poeta, após uma elucidativa introdução é constituído pelos capítulos O poeta culto e uma visão holística: o trovador, o clássico e o mais moderno dos nossos dias; O rio da vida e a obra feita: espaços da encosta do castelo, ao mundo todo e, por Monsanto, ao cosmos; O professor e as fontes da sua obra, os encómios, as dedicatórias e os memoriais; O diretor do museu e promotor de instituições, fronteiro do património em Castelo Branco; O organizador, ensaísta, promotor, editor, participante em coleções; A originalidade no estilo, nos formatos e nas formas; Os temas são de um mundo interior rico e de envolvência natural, social e divina para quem é crente; As edições e a receção de António Salvado: os leitores, os tradutores e entrevistadores e os prémios. Tudo isto seguido da Conclusão, com Bibliografia, Bibliografia ativa, Bibliografia passiva e Cronologia breve.
Trata-se de uma obra exaustiva e ponderadamente estruturada, na sua densa informação e nas suas perscrutantes análises, aproximações e conclusões, que formaliza um extraordinário exemplo de abordagem inteligente a um homem e a um autor, no conjunto dos seus afluxos do seu itinerário humano, desde o local de nascimento às paragens essenciais da viagem, e das preponderâncias relevantes da sua extrema originalidade como poeta. António dos Santos Ferreira não consegue esconder o seu estremecimento pela obra de António Salvado ao sugerir que este é merecedor, em todos os aspetos, de um Nobel da Literatura.
Mas o que este extenso livro patenteia, no essencial, parece ser que a internacionalização que a obra do poeta de Castelo Branco se desenha, cada vez mais, com maior relevo.

20/04/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video