Investigadores da Beira têm encontro informal em Alcains
A Alma Azul e a Junta de Freguesia de Alcains organizam, no próximo sábado, a partir das 15 horas, no Salão Polivalente da Freguesia de Alcains, o II Encontro Informal de Investigadores da Beira, que conta com a participação de investigadores de Alcains, Castelo Branco, Covilhã, Escalos de Cima, Fundão, Idanha-a-Nova, Lardosa, Lousa, Penamacor, Póvoa de Rio de Moinhos, Proença-a-Nova, São Vicente da Beira e Soalheira, que dedicam parte do seu tempo à investigação patrimonial, material e imaterial, da Beira.
O Encontro em Alcains segue-se ao realizado em abril de 2021, no Núcleo Etnográfico da Lousa, e, tal como o anterior, pretende promover a troca de conhecimento e a partilha de projetos em curso, além de estimular novos projetos integrados em concelhos e em todo o Distrito de Castelo Branco.
O II Encontro Informal de Investigadores da Beira discutirá também a importância de uma plataforma de circulação dos estudos, editados ou não, por uma área mais vasta que o concelho ou o distrito, pretendendo a Alma Azul dinamizar a promoção e divulgação dos trabalhos por toda a Região Centro numa primeira fase, e em todo o território nacional em fase posterior.
Esta iniciativa da Alma Azul integra-se no projeto Em Nome da Beira que tem realizado várias mostras, debates e apresentações integradas em programas de dinamização dos produtos culturais e tradicionais da Beira Baixa.
De entre os programas, o destaque vai para Em Nome da Beira – Coimbra, anual e no mês de novembro, que serve de ponte entre os concelhos da Beira Baixa e a cidade de Coimbra.
O II Encontro Informal de Investigadores da Beira, em Alcains, permitirá ainda a todos os investigadores presentes revelarem os seus projetos de investigação a médio e a longo prazo, de modo a estabelecerem, entre eles, parcerias de trabalho.
De referir ainda a continuação do apoio da Associação Ecogerminar ao segundo Encontro Informal de Investigadores da Beira.