Edição nº 1743 - 25 de maio de 2022

NO PRÓXIMO SÁBADO, 28 DE MAIO
Alma Azul leva livros e leitura ao Mercado do Cá Se Faz

Em tempo de cerejas, no próximo sábado, 28 de maio, entre as nove horas e as 13h30, a Alma Azul, em parceria com a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, leva ao Mercado do Cá Se Faz de maio, em Proença-a-Nova, a atividade Livros de Proximidade, que consiste numa oferta diversificada de livros para crianças, jovens e adultos, sempre com o selo de qualidade e garantia da Alma Azul, além de muitas propostas de leituras. O programa que tem como objetivo envolver toda a comunidade, especialmente, todos os expositores do Mercado, numa improvisada Festa do Livro.
Do programa, há a destacar a homenagem a José Craveirinha, Prémio Camões 1991, que nasceu em Moçambique há precisamente 100 anos, no dia 28 de maio de 1922.
Leituras partilhadas de poemas de José Craveirinha, presente no Primeiro Livro de Poesia, coordenado por Sophia de Mello Breyner Andresen, por leitores-voluntários do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova; distribuição de um Diploma de Conhecimento aos visitantes, com dados biográficos do autor de Quero Ser Tambor, assinalará o centenário de José Craveirinha no Mercado do Cá Se Faz.
Agustina Bessa-Luís e José Saramago, ambos nascidos também em 1922, terão um destaque especial. Agustina Bessa-Luís, com o livro Dentes de Rato, onde a autora de A Sibila relata parte da sua infância, numa edição que conta com ilustrações da filha, a artista plástica Mónica Baldaque; e José Saramago, com A Bagagem do Viajante.
Lendas e superstições, em recolhas de Jaime Lopes Dias, também serão oferecidas no Mercado do Cá Se Faz, uma criação da Câmara de Proença-a-Nova para a valorização e mostra de produtos e produtores do Concelho.
Foi ainda endereçado um convite aos alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova para a colaboração na leitura de microtextos de Miguel Torga, selecionados pela Alma Azul.
Em vésperas do Dia Mundial da Criança, a Alma Azul leva ao Mercado do Cá Se Faz, Poemas com Asas, traduzidos por Jorge Sousa Braga, para oferta aos pais e avós, sempre com o compromisso de estes os lerem aos mais pequenos no dia 1 de junho, antes de as crianças saírem de casa para a escola.
O Zoo Familiar, O Pelicano e Os Prodígios da Liberdade em folhas-avião são os poemas a oferecer aos pais e avós que visitarem o Mercado durante a manhã.

25/05/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video