Edição nº 1745 - 8 de junho de 2022

ANTOLOGIA ORGANIZADA POR GONÇALO SALVADO COM DESENHOS DE FRANCISCO SIMÕES
Antologia de Poesia homenageia Luís Vaz de Camões

A antologia de poesia Com Vinho e Rosas – O amor o vinho e as rosas na poesia de Luís Vaz de Camões – Homenagem aos 450 anos da Ilha dos Amores é lançada, na próxima sexta-feira, 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, às 18 horas, na Livraria Sá da Costa, ao Chiado, em Lisboa. Organizada pelo poeta Gonçalo Salvado, com desenhos do escultor Francisco Simões e apresentada por Maria João Fernandes, a edição é da responsabilidade da Lumen e da Livraria Sá da Costa Editora, em parceria com a Quinta dos Termos.
A antologia foi concebida para celebrar os 450 anos da Ilha dos Amores, criação de Camões incluída nos Lusíadas e insere-se numa coleção de poesia, única no panorama editorial português, dirigida por Gonçalo Salvado, na qual as obras surgem em formato original livro/garrafa, numa união que pretende materializar a relação simbólica e milenar entre o vinho e a poesia. O editor é Ricardo Paulouro.
A obra reproduz no título um verso, adaptado, de Camões da estrofe 41 do Canto IX, de Os Lusíadas, onde se encontra o célebre episódio da Ilha dos Amores: “Ali, com mil refrescos e manjares/ Com vinhos odoríferos e rosas (…) Os esperam as Ninfas amorosas, D’ amor feridas, pera lhe entregarem/ Quanto delas os olhos cobiçarem.”
Recorde-se que segundo David Mourão-Ferreira, o episódio da Ilha dos Amores “pela extrema e clara erotização dos seus componentes não encontra paralelo em toda a lírica amorosa de Camões” (A Ilha dos Amores e o Lirismo Erótico de Camões, 1980). A sua leitura era censurada no tempo do anterior regime, atendendo precisamente à sua vertente erótica.
A antologia reúne uma seleção das referências ao vinho e às rosas na poesia e na dramaturgia de Camões e reproduz na capa um retrato do poeta lírico, pelo escultor Francisco Simões, igualmente autor de um conjunto escultórico intitulado Ilha dos Amores e Ninfas que se encontra no espaço arquitetónico do Parque dos Poetas, em Oeiras, e que evoca as figuras e o espaço descritos por Luís de Camões no episódio da Ilha dos Amores. Fotos que registam alguns aspetos desse conjunto escultórico ilustram o interior do livro que agora é publico juntamente com dois desenhos de nu feminino do mesmo artista.
No texto de abertura Maria João Fernandes escreve: “A presente antologia organizada pelo poeta Gonçalo Salvado prima uma vez mais pelo ineditismo que tem caracterizado a coleção que dirige, dando continuidade a uma outra de maior fôlego de que é igualmente autor: Camões Amor Somente (Salamanca, Espanha, 1999), uma das mais belas até hoje organizadas sobre a poesia do magistral poeta. O artista e escultor Francisco Simões associa o talento do seu traço depurado e musical ao retrato de Camões e aos belos desenhos que ilustram o livro. (…) Na poesia de Camões, aqui reunida, com o motivo condutor da rosa, símbolo de beleza e perfeição e imagem da mulher, os sentidos participam e conduzem um festim que é mais do que embriaguez amorosa, celebração da vida, no zénite do seu esplendor que parece imperecível. (…) O vinho em contexto mitológico acompanha esta celebração do amor com o valor iniciático de uma progressão no conhecimento, como a viagem”.
Para documentar o lançamento será realizado um vídeo que reproduzirá a leitura de excertos da poesia de Luís de Camões, presente no livro, dita por Francisco Simões, Gonçalo Salvado e Maria Paula Mendes.
Outras filmagens serão efetuadas junto ao conjunto escultórico Ilha dos Amores.
O vídeo será realizado pelo fotógrafo Henrique Calvet e posteriormente transmitido, via Internet, dia 17 de junho, no Facebook, na página de partilha de poesia: Quem Lê Sophia de Mello Breyner, coordenada por Lília Tavares e Carlos Campos.
Por outro lado, a Livraria Sá da Costa, para assinalar o evento e a data, fará uma montra temática colocando em exposição obras de Luís de Camões e com esta relacionadas. Esculturas alusivas ao Nascimento de Vénus de Sandro Botticelli, da coleção Amor/Erotismo, de Gonçalo Salvado.

08/06/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
17/07
Poesia e CiênciaBiblioteca Municipal António Salvado, Castelo Branco
18/07 a 20/07
Noites Azuladas Praça Manuel Cargaleiro, Castelo Branco
19/07
BraveCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
20/07

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video