João Belém
ATITUDES…..
Passamos pelas coisassem as habitar, falamos com os outros sem os ouvir,
juntamos informação que nunca chegamos a aprofundar.
Tudo transita num galope ruidoso, veemente e efémero.
Na verdade, a velocidade com que vivemos impede-nos de viver.
José Tolentino Mendonça
Assumir responsabilidades tem dois aspetos distintos: o primeiro diz respeito a assumir novos empreendimentos. O segundo refere-se a assumir a autoria sobre tudo o que se faz e suas consequências, ou por aquilo que se deixa de fazer e as consequências dessa omissão.
No primeiro caso, é necessário preparar-se adequadamente para estar à altura – técnica e pessoalmente – de encarar esses novos desafios.
No segundo caso, trata-se de responder com responsabilidade pelas consequências de suas decisões e ações.
De qualquer maneira, as duas possibilidades devem fazer parte do modo de pensar e agir de uma pessoa que deseja tornar-se idónea.
Uma pessoa responsável é capaz de refletir sobre uma situação em xeque, formar ideias sobre quais seriam as ações cabíveis a ela e implementá-las.
Ser responsável é a obrigação de qualquer cidadão para uma vida saudável em sociedade.
No ambiente profissional, isso não é diferente. E tem ainda a vantagem de que o facto de alguém pensar e agir com responsabilidade coloca-o acima do nível da maioria, o que o ajuda a ser notado nos momentos decisivos de sua carreira.
Os grandes avanços da humanidade foram provocados por homens que assumiram a responsabilidade de fazer alguma diferença no mundo.
É por isso que seguimos evoluindo.
Apenas aqueles que assumem seus erros podem tornar-se aprendizes de si mesmo e evoluir com isso. Uma situação totalmente diferente daqueles que simplesmente buscam pessoas a quem culpar. Uma pessoa de sucesso está muito mais preocupada em determinar onde falhou, para criar elementos para que o problema não se repita.
É preciso vislumbrar que suas atitudes, suas ações e seu nível de comprometimento com a organização em que trabalha e com sua imagem profissional são os diferenciais que o levarão ao sucesso...
Ou não!
É claro que assumir responsabilidades gera medo, insegurança e riscos, mas é só por meio da ação responsável que alcançamos as vitórias. O medo deve ser usado como impulsionador da sua busca pela superação. O risco deve ser o atrativo para o sucesso.
Não perdemos o medo, mas devemos enfrentá-lo, se quisermos evoluir.
Tenha sempre o propósito e a intenção de assumir suas responsabilidades. Quando tem um problema, tem duas alternativas: ou assume esse problema, assume essa responsabilidade e o enfrenta, para que possa resolvê-lo, ou simplesmente se esconde atrás de alguma proteção e, com isso, abrirá mão da oportunidade de crescimento.
Mesmo nas situações em que não se tem uma responsabilidade direta pelos resultados, é sempre interessante que se avalie o que poderia ter sido feito de modo diferente, para que a situação não saísse de controle. Tudo isso é o aprendizado que forma o profissional idóneo.
Estar preparado para assumir responsabilidades quer dizer estar preparado para tentar, para errar ou acertar. Quer dizer, dar a si mesmo, possibilidades de crescer.