A PARTIR DA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 1 DE JULHO
MOBICAB dá nova mobilidade ao Concelho
O Concelho de Castelo Branco, a partir da próxima sexta-feira, 1 de julho, recebe um novo conceito de mobilidade, com o MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco, que foi apresentado esta segunda-feira, 27 de junho, no Centro Coordenador de Transportes de Castelo Branco.
Na cerimónia, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destacou que “este é um dia importante para Castelo Branco, com um novo operador, com um novo sistema de transportes” sublinhando que deste modo se cumpre “uma promessa da nossa candidatura de transporte flexível ou de transporte a pedido”.
Leopoldo Rodrigues realçou que “este é o primeiro passo para uma revolução da mobilidade”, aproveitando para recordar a recente “redução do valor do passe” e avançar que “estes são autocarros com mais condições, climatizados”.
Argumentos que, no início da cerimónia já tinham sido enumerados pelo vice-presidente da Câmara, Hélder Henriques, uma vez que também afirmou que “este é um dia importante para Castelo Branco. Estamos a cumprir o que prometemos há oito meses. Uma nova mobilidade para Castelo Branco”.
Com base nesta argumentação, Hélder Henriques afirmou que “o MOBICAB será o novo chapéu de toda a mobilidade, que é um fator de coesão do território e de desenvolvimento”.
Hélder Henriques referiu que “este não é um processo que começa hoje, pois já vem detrás, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB)”, devido ao que, garante, “hoje, em Castelo Branco, é muito mais barato andar nos transportes públicos, resultado de um esforço da Câmara e da CIMBB”.
Acrescentou ainda que “hoje é o início de um processo no nosso concelho. Além da marca, temos uma nova concessão, novos autocarros e também um projeto-piloto”.
Na mesma linha, Sérgio Ramos, da Distâncias e Território, do Grupo Rodonorte, que é a nova concessionária, afirmou que “este é o início de uma nova realidade no Concelho de Castelo Branco”, não perdendo a oportunidade de referir, entre outros pontos, que “nesta primeira fase há uma viatura 100 por cento elétrica”, sendo que, por outro lado, “é possível saber, em tempo real, a localização das viaturas”.
O que é o MOBICAB
O MOBICAB, segundo é adiantado, “surge da síntese de dois elementos conceptuais base, que são da marca do Concelho e dos caminhos que conduzem ao coração da Península Ibérica. O primeiro elemento simboliza a identidade e a coesão entre as freguesias do Concelho, enquanto o segundo elemento representa as linhas efetuadas pelos novos serviços de transporte”.
Neste âmbito e de forma a garantir a mobilidade e a promover o acesso aos serviços essenciais, a Câmara de Castelo Branco, arranca com a nova concessão do serviço público de transporte de passageiros regular, realçando que “a frota surge mais segura, mais eficiente, mais sustentável, mais cómoda e climatizada”.
É também adiantado que é reforçada a oferta nos serviços urbanos de Castelo Branco, com a conceção de uma linha circular, estabelecendo a ligação dos bairros ao centro da cidade, com três circulações em dias úteis entre as 19 e as 23 horas, no inverno, e até à meia-noite, no verão.
Por outro lado disponibiliza-se um novo título de transporte de assinatura mensal combinando os serviços de linha, realizados entre as freguesias e Castelo Branco, com os serviços urbanos, concedendo um desconto de 30 por cento sobre o valor dos serviços urbanos.
A informação ficará disponível ao munícipe através de um web site e de uma aplicação para telemóvel passível de agregar informação relativa a mapas de rede, apoio ao cliente, tarifários, horários e contacto.
Para além disto, a Câmara está a implementar um projeto-piloto na área dos transportes denominado Transporte Público Flexível, que se caracteriza por ser adaptável às necessidades dos utilizadores, sendo que é efetuado em táxi ou por veículos da Câmara, facilmente identificáveis através de um dístico.
O projeto-piloto será implementado no Concelho, entre 1 de julho e 16 de setembro, ou seja, no período de oferta não escolar, para complementar a rede regular de transporte público de passageiros em zonas onde a procura é reduzida, com a autarquia a adiantar que “perspetiva-se que o Concelho tenha o serviço de transporte público flexível em todo o Concelho em 2023” e a realçar que “esta proposta permite anular algumas das carências do transporte público de passageiros nas zonas mais isoladas do nosso território, assegurando uma maior coesão territorial”.
Definiram-se, na primeira fase, três circuitos, que são Salgueiro do Campo/Rochas de Cima; Sarzedas/Maxial do Campo; Aboboreira/São Domingos Cruzamento, com paragens, dias e horários definidos. Cabe ao munícipe desencadear a viagem, através do número de telefone 800272000 até às 15 horas da véspera do dia em que pretende viajar. O serviço de transporte flexível recolhe o passageiro mediante reserva antecipada. O tarifário aplicado é similar ao do transporte público coletivo rodoviário de passageiros, sendo que o valor varia mediante a distância percorrida.
António Tavares