António Tavares
Editorial
Os Santos Populares continuam em alta. Assim, depois de Santo António e de São João, esta quarta-feira, 29de junho, é a vez de comemorar São Pedro.
Está deste modo completa a tradicional trilogia dos Santos Populares, precisamente com São Pedro que, é conhecido como o santo responsável pelo tempo, sendo que, ao que tudo indica anda um pouco baralhado. Senão vejamos. Antes do verão o calor fez a sua aparição, em força. Mas, assim, que chegou o verão, São Pedro lá se baralhou ou decidiu trocar as voltas a quem já pensava em férias e em noites quentes. Afinal, com o verão, o que chegou foi alguma chuva, que até é bem-vinda com a situação de seca em que o País se encontra. O pior é que as temperaturas desceram a pique e, na vez de dias escaldantes e noites quentes, aquilo a que se tem assistido é a dias amenos e noites frias, nada habituais nesta altura do ano.
Ou seja, o tempo, já não é o que era, seja devido às malfadadas alterações climáticas, ou a qualquer outro motivo. Tanto assim é, que perante o clima a que temos assistido, haja mesmo quem se questione, se no dia 21 de junho, teve início o verão, ou no inverno.
A verdade é que estamos praticamente a entrar no mês de julho, por definição um mês que, para muitas pessoas, é de férias à beira mar.
Resta agora aguardar, com esperança, que se dê uma reviravolta e que os dias de calor cheguem. Está bem São Pedro?