Edição nº 1750 - 13 de julho de 2022

PARA NOVOS INVESTIMENTOS
Misericórdias do Concelho recebem dois milhões de euros

As santas casas da misericórdia de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa assinaram contratos com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dia 21 de junho, no âmbito do PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamento Sociais 3.0, representando um apoio de quase dois milhões de euros para estas instituições. No caso de Proença-a-Nova, será construída uma nova estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), em Vale de Linhares, junto à Primeira Circular, recebendo o apoio de 1,4 milhões de euros. Na Sobreira Formosa, os 558 mil euros de apoio serão utilizados para a requalificação do antigo edifício do Instituto de S. Tiago mas, nesta situação, o edifício contará com duas valências, que são de ERPI, agora apoiada, e a de cuidados de saúde na área da demência, esta ainda a aguardar o resultado da candidatura realizada.
Os contratos foram assinados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na sua deslocação a Castelo Branco. Refira-se que no Distrito de castelo Branco foram aprovadas 14 candidaturas, representando 19,6 milhões de euros.
A ministra anunciou que serão lançados vários avisos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para creches, apoio domiciliário e radar social. No caso do aviso dedicado ao alargamento das creches, o objetivo é que “as crianças tenham igualdade de oportunidades, independentemente do meio e das condições económicas em que nasçam”. Será “focado essencialmente em projetos de reconversão de espaços existentes, em vez de multiplicar nova construção usando, por exemplo, instalações de Pré-Escolar que não estejam a ser usadas”.
No caso do Apoio Domiciliário 4.0 pretende-se qualificar cada vez mais o apoio domiciliário com recursos digitais e tecnológicos, “procurando responder melhor às pessoas”.
E no aviso dedicado ao Radar Social, um programa para criação de equipas de identificação e acompanhamento de pessoas que estão em situação mais vulnerável, sejam pessoas idosas, sejam pessoas com deficiência, de forma a encontrar respostas personalizadas e adequadas a cada situação, será criada uma equipa por cada concelho “para sinalização de pessoas que estão em situação de isolamento e integração e acompanhamento na rede”.

13/07/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video