VISITA DE ESTUDO NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE ESPANHOL
Alunos do Agrupamento Nuno Álvares visitam País Basco
Os alunos de Espanhol da Escola Cidade de Castelo Branco que nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022 desenvolveram com êxito projetos no âmbito dos Prémios Pilar Moreno, promovidos pela Embaixada de Espanha, deslocaram-se ao País Basco nos dias 1, 2 e 3 de junho para uma visita de estudo às cidades de San Sebastián, Bilbau e Vitória.
Dois dos projetos apresentados a concurso foram premiados em 2021/2022, mas a Escola Cidade de Castelo Branco conta já com cinco prémios nacionais atribuídos pela Embaixada Espanhola nos últimos anos.
Jorge Garcia, professor que coordenou os projetos, explica que “para celebrar estes prémios e os bons resultados dos nossos alunos, o Agrupamento preparou uma visita de estudo ao Norte de Espanha, concretamente ao País Basco, para conhecer uma das 17 comunidades autónomas do país vizinho em que a riqueza e a diversidade linguística, cultural e geográfica mais se evidenciam».
A visita de estudo começou ainda em Castilla y León, com uma visita à Catedral de Burgos, e prosseguiu pelas principais cidades bascas, com destaque para as visitas ao Museo Marítimo Basco, Aquarium - Palacio del Mar, Bahía de La Concha, Guggenheim Bilbao, Catedral e zona histórica de Vitória - Gasteiz.
Para o aluno Leonardo Bento, esta foi “uma visita extremamente interessante, não só do ponto de vista turístico, mas também cultural e linguístico, por permitir aos alunos interagir com um povo, uma cultura e uma língua totalmente diferentes do resto de Espanha”.
Por seu aldo, a aluna Mariana Amaro preferiu destacar o papel deste tipo de atividades, “não só para motivar os alunos para as aprendizagens, num clima mais apelativo e descontraído, mas também para aplicar conhecimentos e consolidar conteúdos”.