Edição nº 1751 - 20 de julho de 2022

SEGUNDA EDIÇÃO DOS PRÉMIOS
Produtores de leite recebem Vale Pastor

Oliveira do Hospital foi palco, dia 8 de julho, da cerimónia de atribuição da segunda edição dos prémios Vale Pastor. O evento decorreu na sede da ANCOSE e foi presidido pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, sendo que estiveram presentes, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo; a InovCluster, que é a líder do projeto; e as entidades parceiras do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, onde se inclui a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
No total foram entregues oito vales de cinco mil euros a empreendedores das regiões de queijo DOP Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal, sendo cinco entregues pela CIMBB, um pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e dois pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).
No que se refere à CIMBB, o presidente João Lobo entregou os cinco Vales Pastor aos produtores de leite para queijos DOP Beira Baixa a António Givelho, de Castelo Branco; Jorge Esteves, de Castelo Branco; Pedro Conceição, de Penamacor; Carina Ribeiro, de Proença-a-Nova; e Gonçalo Branco, de Idanha-a-Nova.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu que no futuro “não faltarão verbas, nem recursos, para continuar a apoiar” projetos desta natureza e acrescentou que “esta é a única região do País com projetos regionais como este, que integra toda a fileira”.
Tomando a parceria do projeto, de 15 entidades, como exemplo, reforçou ainda ser “fundamental manter o trabalho em rede”, associando sempre “o conhecimento científico às atividades tradicionais” afim de garantir a sua natural evolução e preservação.
Patrícia Coelho, presidente da InovCluster, salientou a importância do Programa de Valorização com um balanço das iniciativas já realizadas e das que se preveem realizar até dezembro de 2022. Destacou o lançamento das marcas criadas para as três regiões DOP, as mostras itinerantes para promoção dos queijos DOP da Região Centro junto do consumidor e a realização de um congresso de divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto.
Patrícia Coelho defendeu que este projeto “tem sido um importante instrumento de qualificação para a valorização económica desta Fileira, mas também na perpetuação da profissão, promoção, inovação, valorização e aumento da sua competitividade”.
Recorde-se que o Vale Pastor tem como objetivo ajudar ao incremento e valorização da produção de leite e de queijo DOP nas regiões da Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela. Trata-se de uma iniciativa realizada no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, promovido pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

20/07/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video