COM OS OBJETIVOS LARGAMENTE ATINGIDOS
20ª Feira do Pinhal atinge recorde de afluência
Oleiros foi palco, de 10 a 14 de agosto, da 20ª edição da Feira do Pinhal, com a Câmara a considerar que esta foi “a melhor organização de sempre”.
Opinião que, segundo é adiantado, em comunicado, é partilhada “pelos próprios expositores repetentes segundo um inquérito realizado junto destes no último dia do certame. Os expositores estreantes, segundo o mesmo inquérito, posicionam a Feira do Pinhal lado a lado de muitos dos mais afamados certames dedicados ao artesanato no País”.
O vereador Paulo Urbano, da Câmara de Oleiros, realça que “foram feitas trocas comerciais, o público apareceu em número recorde, não houve registo de ocorrências. Os nossos objetivos foram largamente atingidos. Foi uma grande feira pela quantidade e qualidade dos expositores, com o melhor do que se faz em Portugal. Tivemos animação infantil, a zona de restauração e bares devidamente acondicionada e claro os concertos que prolongaram a permanência do público”.
O vereador acrescenta que “tivemos um interregno de dois anos que nos permitiu ajustar o espaço para este evento. Na próxima edição queremos melhorar as condições quer para quem nos visita, quer para os expositores”.
A aposta na valorização do artesanato, o principal ingrediente da 20ª Feira do Pinhal é para continuar, pelo que “no próximo ano Oleiros vai ter uma parceria com dois municípios já com um longo trabalho na promoção do artesanato no País e além-fronteiras, que são Estremoz e Vila do Conde. Estarão aqui representados no próximo ano, assim como Oleiros estará representado com o nosso artesanato nos certames destes dois concelhos”, anuncia Paulo Urbano, por entender que “a tradição e a criatividade” potenciam territórios. “Instalaram-se em Oleiros dois artesãos, Jorge Marquez, em Orvalho, e Luís Pinheiro, em Pisoria, e temos outros na calha, como um dos artesãos que esteve aqui connosco na Feira do Pinhal. É da Guarda. Segundo nos explicou, o nosso Concelho tem estas condições que um criativo procura, a inspiração, a tranquilidade, o bom acolhimento. São assim os nossos novos povoadores”. Uma comunidade estrangeira de 40 artesãos instalada em Álvaro vai em breve ter uma associação e uma sede, com o apoio da Câmara de Oleiros. “Apoiamos assim os artesãos precisam, sobretudo nas instalações”.
Nesta estratégia de afirmação do artesanato de Oleiros, a Câmara está a avaliar a participação em feiras de artesanato internacionais em França e em Milão.
O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, destaca ainda que “nunca como este ano recebi tantos telefonemas e mensagens a felicitar pela organização e qualidade do evento”.