DE CAMILO PESSANHA E EUGÉNIO DE ANDRADE
Alma Azul faz leituras integrais
A Alma Azul, no âmbito do 23.º aniversário, realiza em Alpedrinha e Coimbra, duas leituras integrais do texto Camilo Pessanha, O Mestre, de Eugénio de Andrade
A primeira realiza-se no próximo domingo, 4 de setembro, a partir das 17 horas, no Miradouro do Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha; e a segunda no Passeio Alma Azul em Coimbra, que se realiza dia 7 de setembro, entre o Jardim da Sereia e os Claustros do Colégio da Graça, na Rua da Sofia, numa ponte literária entre a Beira Interior e a Beira Litoral.
Em Alpedrinha as leituras serão exclusivamente de Eugénio de Andrade, numa antecipação do seu centenário, em 2023.
Além de Camilo Pessanha, O Mestre, foram escolhidos os poemas À Memória de Ruy Belo; e Ao Eduardo Lourenço, na flor da sua idade.
Recordamos que Eduardo Lourenço também nasceu na Beira Interior, e no mesmo ano que Eugénio de Andrade, em 1923, pelo que no próximo ano também se assinalará o centenário do seu nascimento.
Em Coimbra, dia 7 de setembro, o modelo será o de passeio, e os interessados a residir no Concelho de Castelo Branco também podem participar, sendo que a partir de Castelo Branco é às 7h30 e o regresso às 16h30.
O percurso será entre o Jardim da Sereia, na Praça da República, onde se situa o busto de homenagem a Camilo Pessanha, e a Rua da Sofia, onde, nos Claustros do Colégio da Graça, será lido o texto Camilo Pessanha, O Mestre, de Eugénio de Andrade.
No Jardim da Sereia, os poemas a ler serão de Camilo Pessanha, que nasceu em Coimbra, a 7 de setembro de 1867.
O Passeio Alma Azul em Coimbra, inicia-se às 11 horas e requer inscrição prévia até dia 4 de setembro.
Esta iniciativa do 23.º Aniversário Alma Azul conta com o apoio da Liga dos Combatentes – Núcleo de Coimbra.