Edição nº 1758 - 14 de setembro de 2022

ENSINO SUPERIOR
Politécnico cresce 14 por cento nas colocações do Concurso Nacional de Acesso

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) viu serem colocados, na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2022, 660 novos estudantes, tendo 74 por cento escolhido a instituição como primeira opção na candidatura.
De realçar, também, é que 11 licenciaturas preencheram todas as vagas na primeira fase do CNA.
O Politécnico realça que “surge claramente destacado, ocupando a quarta posição das instituições, politécnicos e universidades, que mais aumentaram o número de novos estudantes colocados. Regista-se um aumento de 14 por cento, muito superior ao aumento de 0,7 por cento a nível nacional ou de seis por cento a nível das regiões com menor procura e menor pressão demográfica, onde estão incluídas 17 instituições, num ano onde o número de candidatos diminuiu 3,9 por cento face à mesma fase do ano anterior. Recorde-se que na primeira fase do CNAES de 2021 foram colocados 578 novos estudantes no Politécnico”.
Refira-se que só nas licenciaturas, o Politécnico já conta com mais de 1.120 novos estudantes colocados, estando assegurado o funcionamento de todas as licenciaturas, com previsível ocupação plena de vagas.
Aos 660 novos estudantes colocados através da primeira fase do CNAES acrescem 60 novos estudantes do Concurso Local da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) e mais de 400 novos estudantes colocados também nas licenciaturas através dos concursos especiais, como os maiores de 23 anos, titulares de diploma de especialização tecnológica, titulares de diploma de curso técnico superior profissional, titulares de outros cursos superiores, estudante internacional, titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados.
O presidente do Politécnico, António Fernandes, revela estar “muito satisfeito com os resultados obtidos na primeira fase do CNAES e aguarda com expectativa os resultados da segunda fase, habitualmente generosa para o IPCB”. Sublinha que “o aumento substancial do número de novos estudantes colocados no IPCB, num ano em que diminuiu o número nacional de candidatos, e o destaque do IPCB, tanto a nível nacional, como nas regiões do Interior com menor procura, são motivos de regozijo para toda a comunidade académica que os saberá interpretar com renovada atitude”.
Para além dos novos estudantes colocados nas licenciaturas, o Politécnico já conta com 206 novos estudantes colocados em 11 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), bem como 293 novos estudantes colocados em 16 mestrados. Tanto para os CTeSP como para os mestrados haverá uma segunda fase de candidaturas, pelo que as vagas ainda sobrantes tenderão a ter ocupação plena.

14/09/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
30/05
Baião d’OxigénioCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video