Edição nº 1761 - 5 de outubro de 2022

CuidAdor está há quatro anos a tratar do ego dos menos capacitados

O projeto CuidAdor, criado em dezembro de 2019 e que está no terreno para quem se encontre numa situação de dependência de cuidados básicos nas 10 freguesias do Concelho de Oleiros, está atualmente a prestar apoio a 84 pessoas. Em quatro anos, foram mais de 100 os cidadãos abrangidos por este projeto criado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, do qual a Câmara de Oleiros é investidor social. Implementado pelo Centro Social S. João de Sobral, este projeto na área da inclusão social, passa por apoiar quem se encontre numa situação de dependência de cuidados básicos, por motivos de incapacidade ou deficiência, com perda de autonomia; bem como quem lhe presta assistência regular. Em 2020, realizaram-se 450 visitas ao domicílio. No ano seguinte, 803 e este ano contabilizam-se 241 até ao primeiro trimestre deste ano. O utente mais idoso tem 94 anos e o mais novo 27, tratando-se, neste caso, de uma doença rara. Financiado em 70 por cento pelo Fundo Social Europeu, o CuidAdor recebe apoio de investidores sociais e da Câmara de Oleiros.
De segunda a sexta-feira, uma cabeleireira com formação também em estética e uma ajudante deslocam-se à casa dos beneficiários e de forma gratuita cortam o cabelo e a barba, tratam dos pés e das unhas das mãos.
O presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, afirma que “este projeto foi pensado para fomentar a autoestima das pessoas com dificuldade de locomoção, mas também dos seus cuidadores, promovendo o seu autocuidado. Esta é também uma forma de prevenir doenças, uma vez que existem algumas pessoas a viverem sozinhas ou isoladas”. Cátia Alves, coordenadora do projeto e técnica superior de Serviço Social no Centro Social São João de Sobral, confirma que alguns problemas de saúde foram detetados a tempo de serem tratados. Nestes casos, afirma, “reportamos ao Centro de Saúde. Trabalhamos também em articulação com o Centro Distrital de Segurança Social, com familiares, com a psicóloga do projeto municipal de Apoio ao Luto. Ao longo de quatro anos de existência, o projeto CuidAdor foi suspenso apenas dois meses, em abril e maio de 2020, quando surgiu a pandemia de COVID-19.
Fernando Jorge avança que “tudo o que possamos fazer nesta área não é um custo”, aproveitando para anunciar a retoma da Unidade Móvel de Saúde. A carrinha voltará a viajar pelo Concelho com uma equipa pluridisciplinar na área da Saúde e Segurança Social. Nesta Unidade são prestados cuidados básicos de saúde e realizados rastreios gratuitos ao nível dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, tais como diabetes, obesidade, hipertensão e colesterol. “Vamos distribuir aos mais idosos, em breve, caixinhas nas quais estão marcados os dias da semana para a toma dos medicamentos corretamente. É importante que cada utente cumpra o plano terapêutico, caso contrário, podem surgir problemas de saúde que obrigam a internamentos”, realça Fernando Jorge.

05/10/2022
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video