NO CENTRO INTERNACIONAL DE MEDALHA CONTEMPORÂNEA DO SEIXAL
José Simão participa em exposição medalhística
O Albicastrense José Simão está a participar na exposição de medalhística que está a decorrer no Centro Internacional de Medalha Contemporânea do Seixal até 21 de janeiro do próximo ano.
Na mostra estão presentes os trabalhos dos 28 artistas Portugueses selecionados para o XXXVI FIDEM World Art Congress Medal, que se realizou em Tóquio, em 2021.
José Simão está presente com três medalhas.
Uma é a medalha Reflection, em acrílico preto e poliuretano com 71 milímetros de diâmetro e 50 milímetros de altura. Na medalha Reflection exploram-se as características refletoras da superfície negra e polida, onde se projeta no reverso o espaço positivo de um rosto e no anverso o espaço negativo desse rosto.
Outra é a medalha Horizon I, em madeira de pessegueiro e contraplacado com 55 milímetros de diâmetro e 10 milímetros de espessura.
A estas há a acrescentar a medalha, Earth Horizon, em madeira de pessegueiro e contraplacado com 55 milímetros de diâmetro e 10 milímetros de espessura.
A coleção Horizon “é uma reflexão sobre a condição frágil do Planeta Terra, renovando a esperança de um mundo onde as melhores decisões prevaleçam. Excesso de produtos, obsolescência programada, sistemas de embalagem pouco esclarecidos, sistemas de transporte e produção de energia inadequados, serão em grande parte causa da contaminação do Planeta e da escassez de recursos. Esperemos que a forma como se projetam equipamentos e se produzem alimentos caminhe para modos mais sustentáveis e com menos impactos negativos na saúde do planeta e dos seres que o habitam”.