ALPHABETACALC APRESENTADO NO EUROPEAN RADIATION PROTECTION WEEK 2022
Bruno Oliveira desenvolve ferramenta inovadora na área da Radioterapia
O jovem Albicastrense Bruno Oliveira, de 22 anos, apresentou, na passada quinta-feira, 13 de outubro, no European Radiation Protection Week 2022, que decorreu no Centro de Congressos do Estoril, uma ferramenta inovadora na área da Radiobiologia e Radioterapia, que é o AlphaBetaCalc.
Bruno Oliveira, que se licenciou em Imagem Médica e Radioterapia na Escola Superior de Educação Dr. Lopes Dias (ESALD), em Castelo Branco, e atualmente está a frequentar o mestrado em Proteção e Segurança Radiológica, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, realça que esta é uma ferramenta e explica que “actualmente os cálculos radiobiológicos em Portugal são na sua maioria realizados no Excel". O objetivo do programa “é inovar e uniformizar os serviços”.
A nova ferramenta foi desenvolvida no seguimento da licenciatura, uma vez que se trata do projeto de final de curso que lhe foi proposta pelos orientadores Ana Cravo Sá, Guilherme Campos e Paulo Fernandes.
Na apresentação da ferramenta foi destacado que “os cálculos radiobiológicos são fundamentais em radioterapia, pois permitem a otimização do tratamento reduzindo os efeitos colaterais. O objetivo principal do AlphaBetaCalc é mudar a forma obsoleta de realizar cálculos radiobiológicos, concedendo um software de kit de ferramentas exclusivo e mais completo. Este software inclui ferramentas não só para tratamentos tradicionais, mas também para tratamento de compensação radiobiológica que pode auxiliar a equipa de radioterapia”.
É também explicado que “BED e EQD2 são as duas principais medidas utilizadas neste trabalho, mas também incluímos Tumor BED e BED, ambos com interrupção, variabilidade do tumor BED e BED, valor h, entre outros. O Visual Studio Community 2019 foi o programa no qual o software e a GUI foram desenvolvidos, sob a linguagem de programação C#. Ao longo do desenvolvimento do AlphaBetaCalc, diferentes seções foram criadas, como o cálculo convencional, a compensação de tratamento, os valores α/β, a visualização com diferentes tipos de α/β, o relatório clínico e os termos e condições”.
Assim, é adiantado que “o software desenvolvido permite a implementação de cálculos radiobiológicos, utilizando conceitos como BED e EQD2 com um α/β previamente definido em sistemas convencionais. Também permite a comparação pelo usuário de diferentes valores de α/β com o resultado do cálculo expresso em BED e EQD2. O software concede execução clínica de cálculos de compensação como tratamentos adicionais e bi-diários, novos planeamento de tratamento usando o mesmo BED, novo planeamento de tratamento usando o mesmo BED para órgãos em risco e um novo planeamento de tratamento para um fracionamento de dose diferente. Aplicações médicas de radiação ionizante III O3.2”.
Por tudo isto o AlphaBetaCalc “é um software novo e exclusivo que traz recursos para realizar cálculos convencionais e inclui novas formas de compensação radiobiológica”, sendo que “o software também gera um gráfico que permite a comparação de dados radiobiológicos compensação e permite comparar o mesmo tratamento com vários alfa/beta valores definidos pelo usuário”.
António Tavares