Edição nº 1766 - 9 de novembro de 2022

ORGANIZADA PELA AMATO LUSITANO - ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO
Feira Social IN tem balanço positivo

A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) através do projeto CLDS 4G Castelo Branco realizou a VI Feira Social IN, Feira de Economia Social da Região de Castelo Branco, nos dias 27 e 28 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco e no Mercado Municipal de Castelo Branco (Praça).
Ao longo dos dois dias mais de 500 pessoas visitaram e assistiram aos três seminários/debates, com 17 oradores; às Conversas (IN)spiradoras, com a participação de sete dirigentes associativos, ao Concurso de Ideias Social IN, com a apresentação de cinco projetos de empreendedorismo social; e à Mostra Social IN com a participação de 35 associações/instituições.
O primeiro seminário foi subordinado ao tema Inovação Social: As Perspetivas do Setor Social & Solidário, sendo referida a importância da inovação nas entidades do terceiro setor. O segundo seminário incidiu sobre as Fontes de Financiamento para o Setor Social, onde foram destacados vários projetos de intervenção social e quais as suas fontes de financiamentos. O último seminário abordou o tema Sustentabilidade das Organizações da Economia Social, onde se fez referência à importância da formação e qualificação das equipas de trabalho, para além dos financiamentos obtidos.
As Conversas (IN)spiradoras, espaço dedicado ao tema Liderar uma Associação. Que Desafios?, contou com seis dirigentes associativos do Concelho de Castelo Branco, moderados por um elemento da Rádio Castelo Branco, onde foi destacada a importância de trabalhar em equipa entre as associações e de se aproximarem entre si, bem como os desafios que atravessam e o que esperam do futuro.
Decorreu, ainda, a apresentação do manual Migrantes e Refugiados: Pistas para uma intervenção Multissetorial, que é uma nova ferramenta de trabalho, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
O Concurso de Ideias Social IN, contou com cinco ideias de projeto, dedicadas ao empreendedorismo social, com direito a uma oficina subordinada ao tema Como fazer um Pitch, ministrado pela equipa da Incubadora Social IN - INovação e INclusão e mentoria individualizada, promovida pelas entidades parceiras.
O primeiro classificado foi o projeto BioAromas, Laboratório de Integração e Inovação Social, do Centro de Ciência Viva da Floresta, que tem como objetivo a ocupação de jovens/adultos com necessidades especiais, com idade superior a 18 anos, na produção biológica de plantas aromáticas.
Na segunda posição ficou Encher Chouriços, da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, um projeto que procura preencher os tempos livres da população idosa isolada, através da promoção de atividades culturais.
O terceiro lugar foi para Social-Mente, de Kate Pessanha, tratando-se de um projeto que pretende proporcionar acessibilidade e informação sobre os benefícios das práticas integrativas complementares no âmbito da saúde mental e bem-estar.
Já a Mostra Social IN contou com 35 associações/instituições que divulgaram o seu trabalho, disseminando a quem as visitou, as boas práticas do tecido social local.
Nos dois dias houve ainda animação musical dos grupos de Cavaquinhos e Adufeiras da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI).

09/11/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video