Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1767 - 16 de novembro de 2022

António Tavares
Editorial

A Casa da Cultura da Sertã acolhe, no próximo domingo, 20 de novembro, a Gala Eugénia Lima, naquela que é a décima edição de um evento que homenageia a artista e promove o acordeão.
Uma justa homenagem que tem por palco o Concelho da Sertã e que mantém viva a memória da Albicastrense Eugénia Lima, que nasceu em Castelo Branco, a 29 de março de 1926, e morreu em Rio Maior, a 4 de abril de 2014.
Eugénia Lima escolheu como instrumento de eleição o acordeão e foi com ele, com apenas quatro anos, que se estreou em palco, no Cinema-Teatro Vaz Preto, que se localizava na Rua Vaz Preto em Castelo Branco.
Eugénia Lima foi considerada uma acordeonista prodígio, mas a sua paixão pela música foi mais além, uma vez que em 1956 foi fundadora da Orquestra Típica Albicastrense (OTA).
Fruto de tudo isto, e muito mais, Castelo Branco tem uma rua com o seu nome e mais recentemente recorda-a também num mural na Rua do Espírito Santo, junto à casa onde nasceu.
Mas muito mais poderá ser feito, como o prova a gala realizada na Sertã.
Uma aposta na área da cultura, mais concretamente na área musical, e na divulgação e reconhecimento de Albicastrenses célebres que pode ser um desafio a ter em atenção por quem de direito, tanto mais se se considerar que Castelo Branco continua a ter a Orquestra Típica Albicastrense, além de ter o Conservatório Regional de Castelo Branco e a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
Haja ideias… e vontade.

16/11/2022
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
23/03 a 26/05
No Fundo do PratoMuseu do Canteiro, Alcains
11/04 a 02/06
Murais Artísticos de abril Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
22/04 a 26/04
25 Abris em LiberdadeSede do Váatão, em Castelo Branco
27/04
TaxiCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video