PSD está contra transferência da DRAPC
A Comissão Política de Secção do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco afirma, em comunicado, que está “contra a transferência dos serviços da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) para o Concelho de Coimbra”, pelo que “exige uma resposta inequívoca do Governo para sustentar esta decisão, sendo que desde o tempo de Passos Coelho que esta direção pertence a Castelo Branco”.
Os social democratas afirmam que “esta posição surge na sequência da aprovação em sede de Conselho de Ministros do início do processo de transferência de serviços do Estado para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional em várias áreas como economia, cultura, educação, formação profissional, saúde, conservação da natureza e das florestas, infraestruturas, ordenamento do território e agricultura. Como tal, as funções e competências da atual DRAPC estão em risco de ser transferidas para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro), com sede no Concelho de Coimbra”, o que o PSD de Castelo Branco considera “ser totalmente inaceitável”.
No comunicado é salientado que “o encerramento de serviços é consequência direta do esquecimento dos territórios de baixa densidade e, em relação a este problema, a inércia governativa é flagrante”.
Para o PSD “com a cada vez mais urgente criação de uma estratégia para inverter a tendência de despovoamento e esquecimento dos territórios de baixa densidade, parece-nos contraditória esta tomada de posição do Governo Socialista, que marginaliza completamente o nosso concelho”.
Os social democratas concluem que “tal transferência, a ser efetivada, demonstra, mais uma vez, a perda de influência e centralidade que tem caracterizado o Concelho de Castelo Branco, com a reiterada saída de serviços essenciais para os munícipes e para o prestígio da nossa cidade”.